Ajufe elogia criação de novos tribunais
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) informa em seu site que o vice-presidente da entidade, Ivanir César Ireno (1ª Região), que acompanhou a votação no plenário da Câmara, afirmou que “a aprovação da PEC vai ser um combustível, um marco para uma Justiça Federal ainda mais eficiente, mais próxima ao cidadão e mais célere, para levar mais justiça aos jurisdicionados que mais precisam”.
Também acompanharam a votação e participaram da articulação pela aprovação da proposta o vice-presidente da Ajufe José Marcos Lunardelli (3ª Região), o diretor de Comunicação, Décio Gimenez, e o presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), César Bochenek.
Eles entregaram aos parlamentares um estudo da Ajufe que mostra a real necessidade de criação dos tribunais, por conta do crescimento da primeira instância da Justiça Federal, sem a devida ampliação da segunda instância, e do acúmulo de processos.
Os quatro novos tribunais terão sede em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.
Ué, Darcio, quem paga os precatórios é a justiça federal com o seu orçamento????? Não seriam os devedores/executados?????
Mas enfim, se é para melhorar a precária prestação jurisdicional hoje existente na justiça federal, que venham os novos TRFs!
Engraçado, so critica a criação dos TRF’s quem não milita na JF, pois, nós que estamos diuturnamente nessa luta com nossos clientes, esperando um provimento judicial há dez anos, é quem sabemos desse sofrimento, o TRF1 não dá conta dos julgamentos, do recursos, a ele distribuidos não. Foi uma grande vitória para MG e demais Estados, esse negócio de castelo é coisa do passado, o importante é julgar, prestar o serviço. Muito bom a criação do TRF7, parabens ao congresso que não caiu no conto de fadas e das mentiras. Agora queremos a promulgação e a instalação daqui há 6 meses desses tribunais regionais federais. Dinheiro? A Dilma criou esse ano 5 empresas estatais e ninguém fala nada, empresas para acomodar aliados. Nessa estou de mãos dados com os juizes, ajufe, e pelo meus direitos de ter uma justiça celere próximo a minha casa, esse negócio de distribuir um recurso ali em BSB não dá para nós pobres não. Presidente Renan. Pormulgue a PEC logo, não se intimide.
As construtoras estão exultantes. Vem por aí novas sedes suntuosas que farão parecer os antigos palácios de Sadam Hussein meros casebres. Quem viver verá.
Esses tribunais servirão apenas para o “empossamento” de juízes nos cargos de “deusembargadores” . E tomem centenas de cargos em comissão e centenas de novos veículos oficiais e aluguéis de prédios e compra de pomposos mobiliários para os suntuosos gabinetes. Tenho nojo de tudo isso, não só como agente e operador do direito mas, acima de tudo, como cidadão.
Parabéns aos colegas federais pela conquista!!!!
Foram muitos anos de luta.
Parabéns a Ajufe!!!
Detalhes importantes sobre o tema:
A PEC 544 tramita no Congresso Nacional há mais de dez anos.
É um projeto importante para acelerar a prestação jurisdicional.
Na realidade, o investimento na justiça reverte para toda a sociedade.
Vejam os valores pagos em precatórios pela justiça federal? Os valores são muito elevados, Esses valores são revertidos do orçamento do Judiciário para toda a população. Segundo dados do CJF serão pagos ao longo do ano de 2013, R$ 15.468.335.541,37, em precatórios pela Justiça Federal.
O Brasil é um país de dimensões continentais. Possui apenas cinco Tribunais Regionais Federais.
Nos últimos anos foram criadas novas varas federais , Turmas Recursais. A Justiça Federal fez muito investimento em informática.
Os números da justiça federal de primeiro grau estão aumentando dia a dia. O gargalo da justiça federal é a segunda instância, vide estatística. Os números dos Tribunais estão melhorando, mas ainda há gargalos.
Há no Brasil cinco tribunais federais em todo o Brasil.
A área de jurisdição do TRF 1ª Região, com sede em Brasília, abrange as Seções Judiciárias do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Imaginem a distância para os advogados deslocarem-se de suas cidades para Brasília?
Um dos Tribunais mais congestionados é o TRF1.
Na primeira Região foram criados novos Tribunais: Manaus, Minas Gerais e Bahia.
O acesso à justiça será facilitado.
A OAB defendeu a criação dos novos tribunais porque toda a sociedade ganha com uma jurisdição mais eficiente e inteligente.
E finalizo informando que a justiça do trabalho possui vinte e quatro tribunais.
Dois Tribunais em São Paulo.
A Justiça do trabalho é sempre elogiada por sua eficiência e estrutura.