Supremo julga inquéritos contra N.C.
Mantendo o sigilo imposto pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso, regra revogada nesta quarta-feira (10/4), o Blog informa que o STF deverá julgar hoje dois inquéritos contra N.C.
O relator da matéria penal envolvendo o investigado N.C. é o ministro Gilmar Mendes. Os inquéritos foram autuados em 2011 (*).
Mendes foi um dos derrotados ao votar pela manutenção do sigilo do nome dos envolvidos em inquéritos e ações penais no STF.
Foram também favoráveis ao privilégio às autoridades os ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli.
Votaram para derrubar a regra os ministros Marco Aurélio, Ayres Britto (votou anteriormente), Celso de Mello, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Teori Zavascki e Joaquim Barbosa.
A propósito, o investigado N.C. [foto] vem a ser o ex-governador e deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG), cujo nome consta no andamento de um dos processos, ao registrar a apresentação das contrarrazões.
(*) Inq. 3102 e 3141
Ô Frederico, quando um dia vc resolver pegar um livro de processo penal pra estudar e saber minimamente do que vc está escrevendo, me avisa pra eu voltar aqui e comentar. Até lá, evite emitir juízos de valor, como “privilégio”, porque fica mal pra vc, evidenciando a sua total falta de preparo intelectual.
Essas malfadadas siglas são expressões prontas de acabadas de tempos idos (que não voltam mais) aonde as Gentes do Brasil eram conduzidos com os beiços presos a cabrestos.
É sintomático que existam Autoridades que ainda sustentam essa prática torpe, vil.