TRF-3 deve fazer concurso para estagiários
CNJ determina que tribunal não contrate mais a partir de currículos e entrevistas.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP-MS) passe a contratar estagiários por meio de concurso público – e não mais a partir de análise de currículos e entrevistas pessoais, como vinha sendo feito até então.
Segundo informa a Procuradoria da República no Estado de S.Paulo, a determinação teve origem em provocação da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo (PRDC).
O caso teve início no Ministério Público Federal em Campinas, que questionou a Justiça Federal local sobre os critérios impessoais para contratação de estagiários.
A resposta foi que estava sendo observada resolução editada pelo tribunal. O caso foi então encaminhado à PRDC de São Paulo, que questionou o TRF-3.
Segundo a procuradoria, o tribunal limitou-se a informar que a seleção de estagiários é realizada mediante entrevista e avaliação do setor de estágio e que havia projeto em andamento para rever tal procedimento, sem indicar prazo para rever esse critério, que contraria orientação do CNJ.
Por meio de ofício ao presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Pedro Antonio de Oliveira Machado, informou que o MPF em São Paulo havia instaurado procedimento para apurar eventuais irregularidades e pediu a adoção de medidas cabíveis.
Em resposta, o CNJ determinou que, num prazo de 30 dias a partir da ciência da decisão, o TRF-3 altere a forma de contratação.
A decisão, datada de 29 de maio, é do conselheiro Neves Amorim. Segundo ele, “a seleção impessoal atribui as mesmas oportunidades a todos os estudantes que almejem aprimorar seu conhecimento e sua experiência no estágio promovido pelo Poder Judiciário, não somente na área jurídica, mas em todas as áreas”.
Eu acho que deviam acabar com os concursos de servidor. Para os juízes e promotores, em sua grande maioria, servidor é preguiçoso e incompetente. Que se coloquem todos em disponibilidade com proventos proporcionais como manda a CF e que os serviços passem a ser desempenhados pelos chefes sozinhos. Aí aumenta-se o salário deles em 50%. Mas terão que atender ao público, trabalhar na sexta, chegar na hora que o fórum abrir e sair na hora que fechar. Será que eles topam?
Os ocupantes de cargos de confiança do judiciário são, em geral, pessoas que não lidam bem com argumentações. Só querem impor seu ponto de vista e não estimulam a participação de seus servidores. Quando se vêem em situações difíceis, apelam para o assédio moral, pois convencer o outro exige capacidade intelectual e, infelizmente eles não ocupam o cargo de confiança por serem intelectualmente capazes, mas por serem capachos. Pelo fim dos cargos de confiança e concurso para todos, estagiários ou terceirizados. Pense bem.. o servidor é preguiçoso ou simplesmente não faz o que v quer? Há uma grande diferença entre essas duas realidades.
Isso eh uma piada! A Procuradoria da Republica em Sao Paulo esta enchendo a casa com”assessores” sem concurso, contratados justamente por analise curricular e entrevista, pagando mais de 5 mil reias por mes e em meio a um concurso de servidores com mais de 700 mil candidatos inscritos, tem coragem de questionar a contratacao de estagiarios no TRF??? Estagiarios q vao ganhar pouco mais de 300 reais.
So no pais das bananas mesmo.
Viva a PEC 37!!!