Distanciamento das instituições políticas

Frederico Vasconcelos

Do professor de política da USP, Renato Janine Ribeiro, em palestra sobre o tema “O que está acontecendo nas ruas?”, na Casa do Saber, em São Paulo, segundo relato do jornal “Valor Econômico“:

“A classe média nossa é manada. Mas no Brasil não há um grande partido de massa que cultive o ódio. Por outro lado, avança o conservadorismo no poder, com os projetos antigays.”

O filósofo mencionou a permanência do deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – apesar de todo o clamor em contrário – como sinal do distanciamento das instituições políticas.

Ribeiro lembrou que os desdobramentos de grandes movimentos populares nem sempre servem à causa que os gerou. É o caso dos Indignados da Espanha, cujo efeito foi o de enfraquecer a esquerda e levar o Partido Popular, de direita, ao poder. O mesmo ocorreu no pós-Maio de 1968.

“O que ficou, no entanto, foi a lembrança daquele movimento. Há [desde então] uma inveja geracional. Toda geração deseja fazer o seu 1968”, diz o filósofo.

Comentários

  1. Olá! Caros Comentaristas! E,FRED! Estou sentindo um cheiro de BRASIL virando Coréia do Norte ou CUBA ou EX-URSS, a proposta de plesbicito atrelada a constituinte, está perfeitamente sintonizada com GOLPE antes do golpe. Ou seja, o governo sentindo sua fraqueza, engana os meninos e meninas com essa ideia; plesbicito constituinte e ai abre às portas para dar o GOLPE socialista comunista. Para o governo é TUDO DE BOM! E para a meninada uma BANANA. Foram enganados. OPINIÃO!

  2. Janine foi governante. Como se fosse uma elite, classifica a classe média de manada, pois os anseios dos manifestantes não estão sintonizados com o poder do qual ele fez parte. O que traduz esse comportamento do governo é um envelhecimento muito rápido da geração que lutou contra a ditadura. A falta de sensibilidade é típica do envelhecimento. Talvez não estejam suportando que chegou a hora de entregarem o poder a uma nova geração. Pior ainda para eles, nem será possível entregar o poder aos seus amigos da oposição.

Comments are closed.