O impacto da corrupção na economia

Frederico Vasconcelos

Será lançado no dia 14/8 o livro “Corrupção – Entrave ao Desenvolvimento do Brasil”, uma publicação conjunta do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e da editora Elsevier (*).

Na obra, o jornalista Oscar Pilagallo faz uma compilação das palestras realizadas pelo ETCO em agosto de 2012, em parceria com o jornal “Valor Econômico“, sobre o impacto da corrupção no desenvolvimento econômico.

Segundo os organizadores, as notícias sobre corrupção, cada vez mais constantes, causam aversão e revolta na população, mas seu impacto vai muito além das manchetes e gera um grande e ainda pouco conhecido efeito na economia.

Numa abordagem histórica e prospectiva, a corrupção é tratada no livro como um obstáculo ao desenvolvimento: ela subtrai recursos das políticas públicas, causa deformações no ambiente de negócios e fortalece a cultura da leniência com as transgressões.

“Esperamos, com a publicação desse livro, contribuir concretamente para o fortalecimento desse combate, para o aprimoramento de nossa sociedade e das instituições no Brasil”, afirma Roberto Abdenur, presidente executivo do ETCO, que assina o prefácio.

O lançamento do livro, com sessão de autógrafos, será precedido por debate com a participação do autor, da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie, e do presidente e diretores do ETCO.

O ETCO é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 2003 com o objetivo de identificar, discutir, propor e apoiar ações, práticas e projetos que resultem em melhoria concreta do ambiente de negócios no Brasil.

Oscar Pilagallo é autor dos livros “História da Imprensa Paulista“, “A Aventura do Dinheiro“, “Direito e Economia” e “Tributo ao Mercado“, entre outros.

——————————————————————————–

(*) Lançamento: Dia 14/8, às 19h, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, São Paulo.

Comentários

  1. Olá! Caros Comentaristas! E, FRED! Parece que o atraso e dificuldades que enfrentamos esta ligada ao seguinte: Você na estrada se depara com um LERDINHO teimoso que insiste em NÃO dar passagem, você buzina, dá farol, e ele, ela, insistem em NÃO sair, não permitir sua caminhada exceto se você ultrapassar pela direita ou prestar um favorzinho, normalmente, em DIN DIN. Coisa horrenda essa, triste cenário esse. Economia e finanças NÃO funcionam BEM, assim. Os políticos que pactuam com isso e os que se submetem a isso é que ATRASAM o Brasil. Poderíamos estar caminhando aos 7% (sete) por cento ou mais, entretanto, se conseguirmos mais de 1,8% estará ótimo. Enquanto isso nos desmanchamos em “mante iga”. TRISTE insistência!!! OPINIÃO!

Comments are closed.