Mordomias, omissões, medalhas, medalhas
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais anuncia mais uma distribuição de medalhas.
A Corregedoria-Geral de Justiça vai homenagear com a “Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena” 94 pessoas que “contribuíram e prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário”.
Entre os homenageados pela corregedoria com “Condecoração Especial” está o desembargador Belizário Antônio de Lacerda, alvo de revisão disciplinar no Conselho Nacional de Justiça.
No início deste mês, o CNJ decidiu, por unanimidade, abrir investigação para apurar o uso indevido de veículo oficial do tribunal pelo magistrado.
O CNJ levou em conta a resistência do tribunal mineiro a investigar o caso –que havia sido arquivado por decisão monocrática do presidente da Corte– e o fato de o tribunal não ter oferecido informações completas ao CNJ.
A lista de homenageados que receberão a comenda em setembro é encabeçada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro do Supremo Tribunal Federal.
Nascida em Minas Gerais, ela chegou ao Supremo, em 2006, ostentando 15 medalhas no currículo, 10 das quais concedidas pelo governo mineiro.
O TJ-MG possui quatro comendas para condecorar pessoas e instituições: o “Colar do Mérito do Judiciário”, a “Medalha Hélio Costa”, a “Medalha Jason Albergaria” e a “Medalha Ruy Gouthier”.
Eu continuo enojado dessa gente e de tudo isso. Medalhas indecentes, condecorações imorais.
Estou familiarizado com a “Medalha Helio Costa”, honraria concedida no âmbito de cada Comarca da grande Minas Gerais. A dinâmica é mais ou menos assim, o “clubinho” (juiz, promotor, delegado e prefeito[?]) decidem quem merece a medalha por ter contribuído para o “Puder Judiciário”. O TJMG paga o custo da medalha e o agraciado a festa, isso no interiorzão; lá na “capitar” deve ser diferente, rs.
Cadê o Conselho Nacional de Justiça para pôr um fim nesse desperdício de tempo de trabalho dos Desembargadores desse Tribunal e do dinheiro do contribuinte? Vamos acabar com isso, pois já virou chacota no meio jurídico e causa vergonha alheia de tão estapafúrdio.
A vaidade acima da verdade e do bem comum!!!
José Custódio Mota
Isso é uma praga, realizada com o dinheiro do contribuinte. É uma verdadeira desgraça, paga por todos nós.
Eu coleciono 7 medalhas. Todas me foram conferidas pelo Colégio Marista São José, que premiava os alunos com bom desempenho da primeira à sétima série do ensino fundamental… Para mim basta, estou satisfeito!