Juízes lançam campanha contra a corrupção

Frederico Vasconcelos

AMB quer colher sugestões para Judiciário “trabalhar melhor contra a corrupção”.

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulgou neste sábado (7/9) a seguinte notícia em seu site, a título de comemorar o Dia da Independência:

No dia em que o Brasil comemora mais um ano de sua independência, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) institucionaliza a campanha “Mais Ação Contra a Corrupção” onde todos os cidadãos podem deixar, na primeira etapa do projeto, a sua sugestão, no e-mail contracorrupcao@amb.com.br, e tornar ainda mais eficiente o trabalho do Judiciário brasileiro no combate à corrupção.

O Presidente da AMB, Nelson Calandra, explica o motivo da escolha do Dia da Independência do Brasil para esse lançamento. “No dia sete de setembro além das comemorações cívicas que a AMB participa lançamos uma campanha de combate à corrupção traduzindo todo o anseio popular manifestado nas ruas. Nós estaremos com a nossa página aberta, com os nossos veículos de comunicação disponíveis para colher sugestões de práticas que visem coibir, evitar e punir a corrupção no Brasil”.

O objetivo é coletar informações não apenas de integrantes do Poder Judiciário, mas de toda a sociedade para colaborar com o trabalho dos Magistrados nas causas relacionadas à corrupção. “Cada cidadão vai poder sugerir onde a Justiça poderá trabalhar melhor contra a corrupção. Essa é uma maneira democrática de se construir soluções com a sociedade. É uma proposta inovadora da AMB”, afirma o coordenador da campanha, Luiz Rocha.

“Nós queremos muito mais do que o julgamento de uma ação penal, queremos evitar os danos que esse tipo de comportamento deixa em uma sociedade democrática. É por isso, que a AMB inaugura uma campanha aberta à sociedade, buscando sugestões no aprimoramento das nossas ações para coibir as práticas ligadas à corrupção e criação de organizações criminosas no nosso país”, disse o Presidente da AMB, Nelson Calandra.

Luiz Rocha esclarece ainda que a campanha pretende contribuir com a Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto aos Associados da AMB.  “O foco principal desse projeto é arregimentar boas práticas dentro do Judiciário fornecidas pelos Juízes e pela sociedade. Se o cidadão entende que o Judiciário pode ser mais eficiente contra a corrupção, ele vai poder interagir com a AMB, entrar na página, apresentar a sua sugestão seja identificado ou não, pois será resguardado o sigilo daqueles que não quiserem se identificar”.

As informações serão levadas para um grupo de análise e uma vez identificada como uma prática real do Judiciário será divulgada entre os Magistrados associados. Caso, eventualmente, não estejam ligadas diretamente ao trabalho da Justiça serão encaminhadas para as instituições competentes.

Não deixe de participar pelo e-mail contracorrupcao@amb.com.br.

 

Comentários

  1. Juiz corrupto é pior do que padre pedófilo. A última trincheira do cidadão é a justiça, e encontrarmos lá um juiz corrupto, tudo está perdido, nada mais resta, acabaram as esperanças do cidadão. Por isso, o CNJ deverá ser implacável com juízes corruptos, e que alcance todos indistintamente,, não só o de primeira instância, que sempre leva na cabeça. Os tribunais, antes do CNJ eram um grande feudo, faziam o que bem entendiam. Agora, o bicho pegou para esse pessoal. O que não pode o CNJ e querer patrulhar o magistrado quanto às suas decisões, ou seja, transformar-se numa instância recursal, e modificar entendimento, ou impor o que pensa sobre determinada questão jurídica, o magistrado. Isso acabaria a independência do magistrado. Mas no que tange a corrupção, aí, tem mesmo é por para derreter em cima desse pessoal que ganha muito bem, e por isso deverá trabalhar com honestidade. Aliás, mesmo que não ganhasse bem, nada justifica a corrupção, se não está satisfeito com o que ganha, vai fazer outra coisa, advogar, por exemplo, ali que a coisa é dura. Fui, boa gestão para os novos conselheiros, que Deus ilumine as suas mentes e corações para fazerem justiça. Fui

    1. Bermondo, Vc já viu um processo de pedofilia? Não há fato mais ignóbil. Quanto aos corruptos, eles devem ser processados, respeitando-se o devido processo lega e punidos; onde quer que estejam. Veja o caso do Mensalão? abraço

  2. Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! Já que estamos no terreno político CORRUPTO, minha sugestão aos JUÍZES e JUÍZAS em geral é: Apoiem e exijam que nas futuras eleições o voto seja “VOTO FACULTATIVO”. Motivo: Os políticos serão OBRIGADOS a convencer os eleitores/as de que suas intenções são NOBRES, terão que responder ao eleitorado e SERÃO cobrados caso não o façam. Significa dizer; senhores/as Magistrados, vamos mudar a lógica do VOTO depositado nas URNAS. Com isso, muito da CORRUPÇÃO existente hoje, acabará. Ainda, apoiar a ideia de RECALL, político TRAIU ou NÃO cumpriu o PROMETIDO deve deixar o cargo político IMEDIATAMENTE, sai sumariamente, sem mais delongas. E o PARTIDO POLÍTICO a que pertence, terá como PUNIÇÃO devolver TODA a GRANA que ele recebeu antes de TRAIR e DESCUMPRIR o prometido. Ainda, NÃO poderá o partido político, até futura eleição, substituir o político PICARETA. Dessa maneira criaremos dois eventos: Punição ao político e punição ao PARTIDO POLÍTICO. Afora, redução na sua capacidade de decidir, menos políticos, menor representação, perde benefícios. Os políticos e partidos vão se cuidar mais. E o ELEITOR/A serão premiados por VOTAREM ao invés de serem PUNIDOS como hoje. PROIBIR lista FECHADA. Isso é outra marmelada contra o eleitor/a. Sem VOTO FACULTATIVO continuaremos – PERDENDO para os políticos PILANTRAS e CORRUPTOS. As propostas que transitam hoje são todas para MATER A SACANAGEM e a CORRUPÇÃO. Cuidado eleitores/as e cidadãos. ATENÇÃO! OPINIÃO!

  3. Os senhores magistrados deveriam entender que a certeza da impunidade e penas brandas são estimulos para a corrupção.

  4. entendo corrupçao como alimento para politicos deveria ser condenado o funcionario que manda pagar valores que se ve que nao sao corretos pois esses sao mais corruptos que todos cadeia para quem aceita e assina o cheque sabendo que esta errado mas todos sao beneficiados desde a empreiteira ao pagador finalso tem un geito
    menos politicos para roubar o governo esta inchado demais logo lteremos un funcionario publico para cada cidadao noventa porcento nao produz nada tanto no legislativo como no executivo vamos deminuir despesa proibindo comtrataçoes e minha opiniao quanto menos menos para se beneficiar vamos obrigado confio no judiciario e so o que nos resta porque politico de mandato nao tem cura o sistema obriga o homen a ser desonesto quuando vira politico eleito tchau

Comments are closed.