Quando a homenagem da Justiça não tarda
Vinte e quatro horas depois de divulgar que Michel Temer, então em exercício do cargo da Presidência da República, informara em Brasília ao presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Newton de Lucca, a edição dos decretos nomeando cinco novos desembargadores federais [denominação usada pelo tribunal], o TRF-3 anuncia a outorga do “Colar do Mérito Judiciário Ministro Pedro Lessa” ao vice-presidente (*).
Na notícia distribuída nesta sexta-feira (27/9), o TRF-3 informa que “a condecoração constitui um modo de recompensar e estimular a prática de ações meritórias”.
“O Colar do Mérito Judiciário é a mais alta honraria concedida pelo TRF-3 para homenagear as personalidades que mais contribuíram para a causa da Justiça em nosso país”, informa o texto oficial.
Sou proprietário do sobrado onde nasceu o magistrado Pedro Lessa, na minha querida cidade do Serro, MG. Explico isso, porque conheço, de Cabo a Rabá, a vida desse ilustre e probo juiz, e sei que ele, se vivo fosse, não compactuaria com essas frescas e descabidas solenidades e outorgas de medalhas.