Juiz sueco usa bicicleta e trem para ir à Corte. Presidência do TRF-3 usa carro sueco de luxo.
Um juiz do Supremo Tribunal da Suécia pedala diariamente até a estação ferroviária e toma o trem para chegar à Corte, em Estocolmo.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo, tem à disposição um automóvel de luxo sueco (Volvo), com motorista.
Reportagem de Cláudia Wallin, da Rede Bandeirantes, transmitida de Estocolmo, revelou em outubro passado que o magistrado sueco, no topo da carreira, não tem carro oficial, não tem motorista, e nem secretária particular (*).
Não goza de imunidades. Não há foro privilegiado. Os juízes suecos não moram em apartamentos funcionais, não recebem auxílio-moradia e nem auxílio-saúde. Ganham salários entre R$ 12 mil e R$ 25 mil.
No Brasil, o teto salarial do Judiciário é de R$ 28.059,00 –que corresponde ao subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Os desembargadores do TRF-3 recebem auxílio-alimentação e assistência pré-escolar (até seis anos).
Os magistrados suecos são proibidos de aceitar viagens e presentes.
Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o Volvo S/80 ano 2005 é de uso da presidência do TRF-3. Foi confiscado pela Receita Federal e entregue ao tribunal em 2009. Ou seja, durante a gestão da então presidente Marli Ferreira.
Ainda segundo a assessoria, três veículos Toyota Corolla XEI, ano 2009, adquiridos pelo tribunal, estão a serviço do corpo diretivo (presidente, vice-presidente e corregedor). Ou seja, tendo à disposição dois veículos oficiais, o presidente atual, Newton de Lucca, pode representar o tribunal a bordo de um Volvo ou de um Toyota.
Os 52 veículos de transporte institucional destinam-se aos 43 desembargadores. Alguns ficam na reserva para suprir aqueles que se encontram em manutenção e para transporte de ministros dos tribunais superiores em visita à corte.
Essa frota institucional é formada por 17 GM Vectra SD (ano 2010), 9 veículos Ford Focus (2011) e 26 Peugeot 307 SD (anos 2008 e 2009).
Os juízes federais da primeira instância não têm veículos oficiais à disposição.
——————————————————————————————–
(*)
Lendo os comentários, chego à conclusão de que o Brasil nunca vai sair de um ciclo vicioso. É assim:
“Não pego transporte público porque ele é ruim”. Como as pessoas não pegam o transporte público, apenas as pobres que não têm outra alternativa, o governo não liga para investir nesse transporte público, que fica cada vez pior. E a classe média segue comprando carros porque o transporte é ruim.
Se liga, gente, só vai melhorar quando você começar a usar, aí a qualidade do transporte vai doer no teu calo e você vai exigir políticas públicas que melhores o transporte público e o priorizem em detrimento dos carros.
Nego fala como se estivesse esperando um transporte público de qualidade cair do céu, e só aí é que vai passar a usar. Por isso a cidade está como está.
Moro a 200 metros do fórum e tenho que ir ao trabalho de carro para escapar da lama na rua, esgoto a céu aberto, terra na rua, falta de calcadas, poeira, calor e violência. Infelizmente a realidade brasileira é muito diferente da realidade sueca.
Enquanto pessoas como você continuarem apenas “fugindo” da realidade, porque têm dinheiro para pagar um carro (e quem não tem, faz o quê?) em vez de cobrar para que o esgoto, a calçada e a violência melhores, infelizmente o Brasil vai continuar sendo assim. Já parou pra pensar que se as cidades funcionam na Suécia, é porque as pessoas usam as coisas públicas e por isso exigem que elas tenham qualidade?
Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! A Suécia possui 7 prêmios Nobel. Estocolmo possui segundo censo de 2011 – População de quase 1, 8 milhão de pessoas. A Suécia se aproxima dos 10 Milhões de Habitantes. Território 450 295 km2. Dados populacionais aproximados, 2011. O Judiciário é órgão independente, porém, em virtude do formato é fraco em relação aos demais poderes. Em pesquisa e desenvolvimento há aplicações altas, 4% do PIB, dados 2007. Que concluíram o curso superior entre 1,2 a 1,5 milhões de pessoas. Energia: elétrica, nuclear, eólica, bio massa, outras. Portos, aeroportos e ferrovias além de auto-estradas de alto nível. Há cuidados especiais com as crianças e adolescentes – investimentos relevantes e diferenciais. Dados: WIKIPEDIA. (WEB). Nós do e no BRASIL precisamos melhorar e bastante! Brasil, segundo WIKIPEDIA, Brasil Território 8 515 767 049 KM2. Suécia Território 450 295 km2. População para 2013 – 200 Milhões de pessoas. Suécia – população 10 Milhões de pessoas. A educação no Brasil, conhecemos e a valorização dos professores/as, também, é do conhecimento geral. O volume de investimentos em pesquisa e desenvolvimento é insuficiente. Destacam-se lá, nos esportes, artes, cinema, cultura em geral e ciência e tecnologia. Vale uma leitura no WIKIPEDIA. Apesar de coisas muito diferentes, o poder de compra do dinheiro lá, é infinitamente maior que o nosso. A comparação simplesmente não faz muito sentido. Exceto, para prestarmos atenção ao fato de que PODEMOS E DEVEMOS melhorar muito. Conclusão: FALTA EDUCAÇÃO AO BRASILEIRO. Nós! OPINIÃO!