O mensalão e a corrupção das imagens
Em 1969, quando José Dirceu e outros presos políticos foram trocados pelo embaixador norte-americano Charles Elbrick, sequestrado no Rio de Janeiro, ficou registrado em foto oficial o ato político do ex-líder estudantil, que levantou os braços para deixar documentado que estava algemado (o gesto contrasta com prisões de políticos e empresários investigados por corrupção, que cobrem as algemas quando filmados).
Na mesma ocasião, no Recife, a polícia tentou evitar fotos quando o dirigente comunista Gregório Bezerra deixava a Casa de Detenção para embarcar no mesmo voo que levaria o grupo de presos políticos ao exterior.
Uma viatura policial entrou em marcha à ré, ocupando toda a área do portão principal da prisão, para impedir que fotógrafos e cinegrafistas registrassem aquele momento.
Percebendo a manobra, Gregório foi mais esperto. Antes de entrar no camburão, subiu no estribo e passou a acenar para os fotógrafos que, no alto das árvores, aguardavam havia horas sua saída do cárcere. Os flashes pipocaram, para desespero dos policiais que gritavam, inutilmente: “Estão proibidas as fotos! As fotos não estão autorizadas!”
No aeroporto dos Guararapes, uma tropa fortemente armada mantinha a imprensa à distância. À época repórter da revista “Manchete“, o editor deste Blog ouviu de um oficial da Aeronáutica a ordem coletiva que bem resumia a censura praticada durante a ditadura: “Não há perguntas!”
Nos dois episódios, Dirceu e Gregório vislumbraram a importância histórica de seus gestos, antevendo o instante exato para que fossem registrados.
Ao se entregarem nesta sexta-feira à Polícia Federal, José Dirceu e José Genoino ergueram os braços, punhos fechados, aparentando emprestar à prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal uma dimensão política que não convence, num gesto midiático para uma multidão inexistente.
Guardadas as devidas proporções, a atitude dos dois condenados por corrupção na ação do mensalão assemelha-se ao “V da vitória” acenado por Paulo Maluf, em Paris, depois de prestar depoimento à polícia francesa. Era um vitorioso artificial, possivelmente tentando disfarçar o constrangimento da cena.
Antigos adversários políticos, reunidos anos depois por interesses eleitorais, Dirceu e Genoino, de um lado, e Maluf, de outro, estão agora mais próximos. Eles têm em comum o reconhecimento pela Justiça da prática de corrupção.
Fred,
Parabéns pela tua capacidade de definir tão bem esse elo que une os marginais aproveitadores do poder
Realmente, elo muito bem traçado.
O Legal para este senhor e o roubo descarado destas supostas liderancas politicas que se aproveitaram da falta de informacao de que sofre o povo brasileiro para e locupletarem de dinheiro publico achando que estavam acima do bem e do mal. A pena a que foram condenados ainda e muito pequena mas ja e um indicio de melhoria neste pais de injusticados. Eles deveriam estar presos juntos a bandidos comuns que e o que sao. Nao tem nem mesmo a desculpa de que roubaram para matar a fome pois nao tem fome a nao ser de encherem os bolsos.Parabens Joaquim Barbosa pois se comporta como um verdadeiro homem de bem. Gostaria imensamente que este HOMEM DE BEM fosse candida
to a presidente para poder voltar a ter orgulho de ser brasileiro porque ate la so lamento tudo o que tem acontecido no meu pais.
Dirceu, aguardamos sua volta
Bem, é o Poder Judiciário cumprindo a sua função. É daí que vem tanta crítica, maledicência, grosserias e desinformação contra a magistratura nacional.
Frederico, você deveria se envergonhar de servir de capacho para a mídia reacionária. Sou jornalista e jamais me prestaria a esse papel indecente. Comparar Genoíno e Diceru com Paulo Maluf foi nojento.
Parabéns, Frederico Vasconcelos, você detectou, documentou e comparou com muita precisão as farsas midiáticas intentadas pelos três, Maluf, Genuino e Dirceu. Prefiro o Maluf, sempre foi um gangster simpático e assumido, enquanto os outros dois, muito mais corrosivos, ervas daninhas de dificil extinção, posam de “esquerdistas”. Vejam só!
Que Deus me perdoe, mas, sexta-feira fiquei regozijado de prazer. uffa, até que enfim os ladroes de dinheiro público estão aonde não devem mais sair, por bom tempo. So faltaram os anéis de aço, os grampos, o par de aliança do Estado Juiz, ou seja, as algemas. Eu sou a “direita conservadora, eu sou da imprensa condenatória”..KKKKKKKK
Todos seremos perdoados. Os jornalistas mentirosos que deverão responder ao mandamento: Não levantarás falso testemunhos… Você por acreditar em tudo que lê na mídia. E a mim por não acreditar em nada que a Folha escreve…
Em tempo, onde se lê STJ, leia-se STF.
Seu Frederico, me desculpe. Mas não há nada em comum entre Dirceu e Genoino e Maluf. Este foi reconhecido como criminoso pela Justiça Internacional, embora seus crimes tenham sido cometidos no Brasil. Aqueles foram julgados criminosos pela Justiça Brasileira, em um episódio histórico que poderá, no futuro, comprometer o STF, situação que, se confirmada, terá sido mais grave que os crimes atribuídos à dupla petista e classificada como peculato, formação de quadrilha, etc. Afinal, terá sido uma decisão de exceção em um país que se quer democrático.
Se deixarmos de lado a confusão que costumamos fazer entre cidadania e torcida de futebol, talvez tenha sido muito bom a fuga do Pizzolatto. Porque, se ele conseguir um novo julgamento na Itália, poderemos saber, com certeza, se o STJ agiu corretamente, ou não.
Excelente comentário,Sr. Ricardo Pesce.
Espero que seja lido e assimilado.
Pois, atualmente, as pessoas não andam raciocinando…
Tão somente vão atrás de neobobagens midiáticas…
Comparar o Zé e o Genoíno a Maluf deve ser coisa da mídia conservadora e da elite conservadora.
indignar-se com o roubo de dinheiro público agora virou coisa “conservadora”.
progressista é a esquerda, que defende e abriga ladrões.
Olá! Caros Comentaristas! E, FRED! Olá, Amaury, como vai? Inicialmente, quero dar os PARABÉNS ao FRED pelo belo texto e se entendi com parte testemunhal, própria, no caso Guararapes. Sobre Maluf, Zé e Genoíno, são coisas em lados diferentes, inclusive, historicamente. No comportamento comercial e comercial político, se é que podemos assim caracterizar, se assemelham. Ideologias díspares. Não há conservadorismo ou reacionarismo na FRAUDE, FURTO E ROUBO. Ladrão é ladrão independente da cor utilizada ou sigla emblemática. O que se discute são os Efeitos LEGAIS OU ILEGAIS da PRISÃO. Da maneira como feito pelo Joaquim Barbosa – o estarem presos – é ILEGAL. Assisti às 07 horas ou mais do julgamento e a combinação foi outra. FICARAM e Ficarão com cara de BOBOS os demais 10 Ministros do STF, todos alijados dessa decisão. Decisão sem o menor SENTIDO. Só tornou nulo o julgamento em minha OPINIÃO. Há um que migrou para a ITÁLIA e apresento minha opinião, sobre este: O caso Cesare Battisti – NADA tem a ver – com o caso PIZZOLATO – são coisas diferentes. O Pizzolato poderá ser PRESO na Itália, porém, NÃO poderá ser remetido ao BRASIL pelo governo Italiano. O Pizzolato é ITALIANO pelo e como reconhecido. O caso Pizzolato é de crime comum, a decisão por defeito da decisão do Joaquim Barbosa é que é, política. Isso não desqualifica o crime comum, desqualifica o STF. Já no caso, Cesare Battisti, era como foi um caso completamente político, tanto que a própria ITÁLIA, remunera os atingidos, no episódio passado com fundos de caráter POLÍTICO como reconhecimento do Estado Italiano. Outra coisa: Todo o condenado tem o dever e o direito a FUGIR. A responsabilidade é do Estado em manter o status quo. Afinal, a ausência de Liberdade é a questão principal. A Prisão é mera exceção e como sempre FORÇADA, ainda que LEGAL. Associar Cesare Battisti com Mensalão e no caso; o PIZZOLATO é erro lógico de análise. São coisas diferentes e possuem origens diferentes. São diferentes em questões jurídicas e questões políticas. Cesare Battisti questão política e Pizzolato questão jurídica eivada de orientação política pela incúria e PRESSA da decisão do Joaquim em nome do STF, que tornou as prisões do mensalão ILEGAIS. OPINIÃO!
Barbosa decretou as prisões num feriado para tirar Jango Goulart do noticiário. O importante agora é descobrir quem exigiu isto dele.
Sr. Amaury, o Sr. não precisa concordar com os outros que pensam diferente do Sr. E também não precisa agredir ninguém para mostrar que pensa diferente.
Mostre que o Sr. é melhor que a direita. Indigne-se mas sem ofensa.
sr. BetoSilva,
o sr. é especial.
primeiro porque conseguiu ver em minhas linhas uma agressão inexistente.
segundo porque atribui à esquerda a virtude de nunca ofender.
parabéns.
Ontem, assistindo à decolagem do avião da PF rumo à Brasília, com os nove condenados, eu estava me sentindo em estado de graça…..
Ontem, assistindo à decolagem da aeronave da PF rumo à Brasília, com os nove condenados, eu estava me sentindo em estado de graça….
Que texto mais ridículo. Agregando valor à desqualificação da Folha.
Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! Olá! Jil Lenz, como vai., A folha dentre os demais vai BEM. O texto escrito pelo FRED vai BEM. E, se o Joaquim Barbosa continuar fazendo besteiras como essa ILEGALIDADE das Prisões, o estado de graça poderá virar estado de desolação. OPINIÃO!
A justiça está de parabéns! Lugar de ladrão é na cadeia. Não importa se foram ativista político,se foram bons políticos. A ALMA DO POVO BRASILEIRO ESTÁ LAVADA.CADEIA PARA TODOS OS MENSALEIROS! PARA TODOS QUE ROUBAM O DINHEIRO PÚBLICO.PARA TODOS QUE QUEREM LEVAR VANTAGEM!
A realização da justiça é o fruto por excelência da democracia. Hoje, ao contrário de ontem, perguntar é um direito e responder é um dever do Estado.
Só resta dar parabéns ao autor do blog pelo lúcido e brilhante artigo. É este jornalismo que garante, ao lado das instituições democráticas, o estado de direito.
Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! Caro FRED, não sei se é seu esse texto ou de outra pessoa. Entretanto, embora o texto pretenda esclarecer e dar uma forcinha para a IMPRENSA, não me engana. O fato aqui e HOJE, 17/11/2013 é o seguinte: As prisões FORAM ILEGAIS. FORAM PRISÔES POLÍTICAS e de caráter midiático e de caráter pré-conceituoso e racista. Revanchismo BOBO e INFANTIL. ILEGALIDADE praticada pelo Presidente do STF – Ministro Joaquim Barbosa. Essa é a história real. E veja, SOU FAVORÁVEL as PRISÕES, entretanto, NÃO posso aceitar uma FLAGRANTE ILEGALIDADE apenas para concordar com uma sociedade IDIOTIZADA que precisa por covardia e incompetência homenagear FALSOS super homens, o que não são e jamais serão. Pois, são exatamente o oposto disso. Diferente do artigo em TELA, estamos em plena DEMOCRACIA, o JULGAMENTO dentro da mais absoluta legalidade e o presidente do STF o tornou em algo ILEGAL, desnecessariamente, exceto, pela VAIDADE MIDIÁTICA. Descumpriu o DEVIDO PROCESSO LEGAL, PROÍBIU os ADVOGADOS se manifestarem, FOI GROSSEIRO com os PARES, atuou como verdadeiro algoz dos já condenados e o PIOR, atuou como se fazia na DITADURA, sempre na CALADA DA NOITE, SEMPRE NA CALADA DOS feriados e fins de SEMANA, e, sempre TRUCULENTAMENTE. Desrespeitado igualmente o CONTRÁDITÓRIO que não houve e mais, SEQUER houve manifestação dos DEMAIS JUÍZES/AS do STF. Decisão cretina – UNA – como fazem as Cortes de EXCEÇÃO. Tudo completamente desnecessário e sem sentido. Comparar um momento histórico memorável com um momento NEGRO, ILEGAL, IMORAL como estas prisões é no mínimo desconhecer a história humana e brasileira. Sempre com o maior respeito, mantenho meu PROTESTO contra essa ILEGALIDADE praticada pelo Joaquim Barbosa em nome do STF. UMA VERGONHA! De qualquer maneira falta vergonha aos brasileiros/as. E, não estamos em um Estado democrático de Direito, estamos em um ESTADO DEMÔniocratico DITADOR CIVIL e dirigidos, manipulados por um ser PRÉ-CONCEITUOSO E VAIDOSO. Uma vergonha para um STF esquivo e que vive sentado no MURO. PARABÉNS ao PIZZOLATO não se deixou manipular midiática e politicamente. E a ITÁLIA sabe bem o que é isso. SFT envergonha o BRASIL com essa decisão de UM, desnecessária e ILEGAL. Considero NULO o julgamento de quarta-feira, próxima passada. Será que sai ou vai censurar? OPINIÃO!
tem um belo detalhe em tudo isso, eles pensam que acabam com o PT, mas esquecem que no brasil tem um homem chamado LULA, pq nao tentam acabar a carreira politica do LULA? sim, façam a capanha do eduardo campos, pois o aecio é carta fora do baralho, tentem enfiar marina de guela abaixo, pq o serra ja nao existe mais, pois com essa imprensa manipuladora nao resta outra coisa a fazer, ha, ainda existe o tal de joaquim barbosa, tentem inclui-lo na disputa de 2014, entao só assim veremos quem realmente tem peso politico neste pais.
a diferença é q jose dirceu e genuino sao do PT, enquanto que os outros nao julgados e nunca serao julgados sao do PSDB, pais de dois pesos e duas medidas e uma imprensa falsa e corrupta.
Eles não foram julgados pela impresa. Foram julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal, com fundamento num amplo rol de provas documentais.
Interessante, o raciocinio destes petistas…acham que a imprensa e a sociedade como um todo são de direita e reacionaria, qdo não acompanham os interesses do seu PT. Vale lembrar que o julgamento foi adiado ao maximo, na esperança que a mudança na composição do Supremo – com ministros indicados na gestão petista – beneficiaria a turma do mensalão. Vale a pena apostar que o mensalinho mineiro não vai a julgamento?
Pessoas serias não veem coloração partidaria em momentos como o que vivenciamos agora, deveriamos todos torcer para que nosso pais mude de patamar na observação e aplicação das leis. Não importa a coloração partidaria, vamos deixar a nossos filhos um pais mais justo e iqualitario.
Se fosse um empresário corrupto disfarsado de político como o Malufe, sertamente estaria leve, livre, e solto.
Sou petista e adorei a prisão deles ! Daqui por diante todos terão o mesmo destino. Temos o julgamento do mensalão mineiro em pauta! Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco! A apuração de cartéis, propinas e prisão também para os responsáveis das empresas que dão propina.
Você, só pode estar de sacanagem….
Dia 24 de Dezembro você deve colocar sapatinho de lã na Janela e ficar esperando um Senhor Velhinho todo de Vermelho (e não é filiado ao PT) colocar um presentinho no seu sapato… Né….
Va-lha me Deus….
A elite politica do pais hoje é o PT e, poderia estar pior? Parabéns pelo texto.
Só nos resta orar e rezar……
A Nova Democracia Republicana.
Nesse 15 de novembro de 2013.
Minha resposta a Lula, Dirceu e Genoino:
Não foi a “Proclamação da República Brasileira”, mas foi a Proclamação de uma Nova Democracia Republicana.
Não se instaurou nova forma “republicana federativa presidecialista”, mas se instaurou Nova Ordem de Justiça.
Não se derrubou uma “monarquia constitucional parlamentarista imperial”, mas se quebrou uma elo de uma monarquia autocrata apelidada de democracia.
Não foi posto fim à soberania de um “imperador D. Pedro II”, mas foi posto fim a arrogância de um messiânico autocrata corrupto.
Não se proclamou a “República do Brasil”, mas se proclamou uma nova República Brasileira.
Esta “proclamação” não ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República-Rio de Janeiro), mas no Supremo Tribunal de Justiça, na Praça dos Três Poderes-Brasilia.
Não foi um “grupo de militares do Exército Brasileiro, que, liderados por um Manuel Deodora da Fonseca, destituiu um imperador e assumiu o poder no país”, mas foi um grupo de dignos e corajosos Ministros do STJ, que destituiu a indignidade vigente no Brasil de agora, a dispeito dos Ministros do STJ que se dissidiaram da dignidade.
Delmar Fontoura.
Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! Olá! Delmar Fonseca, como vai., sempre com o maior respeito, minha visão dada a ILEGALIDADE da maneira como praticada as PRISÕES, não compartilho de sua opinião. O STF e não o STJ, não fizeram NADA. Um indivíduo – que desrespeitou o combinado – e, poderá colocar o julgamento de quarta-feira – como algo que em minha opinião se torna – NULO DE PLENO DIREITO – não merece consideração. Mais, completamente desnecessário: Estavam julgados, estavam condenados e iriam como foram para a CADEIA dentro da LEGALIDADE se o Joaquim Barbosa respeitasse a LEI. Como respeita os HOLOFOTES, tornou algo LEGAL em completamente ILEGAL. E sinceramente, prefiro a DITADURA MILITAR que a DITADURA oportunista CIVIL. O Marechal Deodoro jamais se compara a BARBÁRIE praticada em nome da justiça civil, neste caso, MENSALÃO, por um CIVIL populista e midiático. OPINIÃO! VIVA O BRASIL! Opinião!
Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! Olá, Senhor Delmar FOUTOURA, desculpe-me por gravar acima erradamente seu nome. Repetindo corretamente, Comentarista Delmar Foutoura, OBRIGADO! OPINIÃO!
Bobinho! A injustiça continua. O mensalão do PSDB dorme em berço explendido!
Alguém neste país acredita em prisão para estes bandidos ? Santa ingenuidade… Prisão é só para pobre.
Embora se considerem presos políticos, é importante salientar que os crimes praticados pelo Dirceu, pelo (in)Genuíno e pelos demais mensaleiros foram sobretudo crimes políticos, crimes contra o Estado Democrático de Direito – uma tentativa de golpe de estado arquitetada e implementada a partir do centro de poder do próprio Estado.
ismar vc e´doido? de onde tirou esta ideia?acho que vc não leu ou entendeu nada!!
Impressiona a pureza do fato!!
Um triste exemplo de erro voluntário da interpretação da lei. Vai custar muito ao judiciário e muito mais aos jurisdionados, porque a filosofia para alguns julgadores ainda é: pra uns a vaca morre, pra outros o boi dá cria. E gente não ignora quem são uns e quem são os outros.
Gostei dessa matéria. No meu entendimento, o jornalismo tem que dar a notícia e contar a história dos fatos, com isenção e respeito a opinião dos outros. Porque o jornalismo que não age assim é tão corrupto quantos os mensaleiros. Por que isso não é o que temos acompanhado de toda a imprensa nacional sobre o caso mensalão. Inclusive, vi meios de comunicação de grande porte fazendo chacota de fatos que mechem com a história do Brasil. E jornalismo que trata de fatos marcantes com chacota e parcialidade não merece credibilidade. Seja lá o meio comunicação que for. Sou a favor do jornalismo literário. Por isso nota 1000 pra essa matéria. Mas, lamento, não poder dizer a mesma coisa com outros meios de comunicação no caso mensalão.
O jornalismo tem que ter liberdade e só. Isenção ou respeito pela opinião alheia é totalmente subjetivo e dispensável.
A diferença é que os acusados do PT vão para a cadeia. Paulo Maluf está livre e solto. Os escândalos do PSDB (compra da reeleição do FHC, Azeredo, privatizações do PSDB, Metrô,rodoanel e outros escândalos) nem são investigados como deveriam ser. Fica tudo em casa. Grande justiça temos no Brasil. Parece que até hoje a elite do Brasil não conseguiu engolir o sapo barbudo e por isso vivem ruminando a vingança.
Esse argumento repetidamente colocado em evidência por petistas, é de chorar, tamanha a infantilidade. Se políticvos do psdb roubaram, devem pagar, se políticos do PT roubaram, devem pagar. Não tem essa de vingança, e sim de justiça.
Engraçado como petista adora dizer que o problema são as elites. jogo de cena, pois as tais elites são os banqueiros? os que mais ganharam no governo petista. Seria os aplicadores? Que estão banburrando com os altos juros pagos pelo governo petista. ou seria a classe média? A que realmente para impostos para sustentar os arroubos socialistas de bolsas, ajudas a países corruptos e tiranias como Venezuela, Cuba e Angola. discurso fracassado de uma turma incompetente.
Parabéns pelo texto.
Corrigindo! …Os exemplos destes três personagens da política provam isto…
Amoroso Lima costumava dizer que “os extremos se tocam”. O exemplo destes três personagens da política provam isto. Certamente seus interesses específicos nada tem a ver com democracia. Revelaram-se na hora de prestar contas à Justiça. Isto é, ao Estado de Direito!