Efetivo de policiais federais diminui

Frederico Vasconcelos

A Federação Nacional dos Policiais Federais divulga nota informando que o número de agentes federais em serviço tem diminuído nos três anos de Governo Dilma, ao contrário do panorama que existia durante o Governo Lula.

Segundo a entidade, dados oficiais do Ministério do Planejamento comprovam que, a cada ano, 130 agentes federais abandonam a Polícia Federal e buscam um futuro melhor, retornando à iniciativa privada ou migrando para carreiras públicas mais valorizadas.

Entre 2010 e 2013, uma média de 11 agentes federais abandonou a PF a cada mês. Como possíveis causas são citadas as condições extremas de trabalho, com risco de vida e jornadas irregulares, e um congelamento salarial que já alcança cinco anos.

Comentários

  1. Depois da operação da Polícia Federal, ano passado, que desarticulou uma suposta quadrilha que vendia pareceres da AGU, as notícias de jornais publicaram que nenhuma operação da PF pode mais ser feita sem o aval do ministro da Justiça. Naquela operação do ano passado, a PF teria prendido uma suposta amante de um ex presidente da República. Minha avó já dizia que quem brinca com fogo, uma hora se queima. E olha que a PF foi a salvação da AGU, pois naquela mesma data estava para ser aprovada a nova Lei Complementar da AGU, pela qual todas as chefias da AGU poderiam ser livremente nomeadas pela Dilma. OU seja, um trem da alegria, para se nomear sindicalistas, não concursados etc. A tendência de todas as carreiras federais é serem ao longo do tempo desintegradas. Eu acho isso um trabalho muito bem feito deste governo Dilma. Ela está de parabéns. Maquiavel teria escrito mais livros só olhando os últimos acontecimentos no Brasil.

  2. O governo Dilma está sucateando todas as carreiras federais, especialmente a Polícia Federal e AGU, se estivermos falando de carreiras jurídicas. A Dilma desonerou os empresários em 90 bilhões de reais por ano. Dobrou o Bolsa Família para 24. Ou seja, a preocupação dela é com empresários e camada bem pobre da população. Assim, ela fatura logo a eleição. Quanto à classe média e os funcionários públicos….. Bom, esses que paguem as contas do jantar!!!
    Até juiz federal está ganhando pouco, comparado com seus pares estaduais. Os Tjs estaduais estão pagando um monte de verbas disfarçadas com nomes de auxílios, sobre os quais não se recolhe IR nem contribuição social. Resultado: um juiz federal está ganhando metade do salário de um juiz estadual. Um advogado da AGU em início de carreira ganha um terço do que ganha um juiz estadual em início de carreira. Um terço!!! E a diferença só tende a aumentar. Dilma 2014 por um país melhor!!!

  3. Algumas vezes é necessário relativizar a informação à espera de dados que permitam uma análise mais concisa. Afinal o universo em termos quantitativos da corporação é que nos permitirá observar se a taxa de evasão é indicativa de algum fator extra em ação. Rotatividade existe em práticamente todas as carreiras. Não podemos deixar de notar também que qualquer entidade de cunho corporativo ou sindical irá relevar os pontos que considera mais importantes em seu discurso.

  4. Minha solidariedade aos integrantes da carreira policial, um trabalho insalubre por definição e que merecia uma maior valorização.

  5. Como cidadão fico indignado em ver que o governo da Dilma (diferentemente do de Lula) está sucateando uma das poucas instituições que não se rendeu aos “caprichos” do Governo.Provavelmente isso é resultado da omissão do atual Min. da Justiça.

  6. E, impressionantemente, sem motivo plausível, tampouco contundente, a gestão do DPF insiste em desrespeitar o art. 37, II, CFRB ; art. 16, Decreto 6944/09 (regulamenta concursos públicos federais); relatório do TCU solicitando a troca de terceirizados, que executam atividades finalísticas da PF, por agentes concursados (vide caso mensaleiro Pizzolato); Princípios Constitucionais, como os do Interesse Público, Eficiência, Economicidade e Moralidade. Tudo isso, e muito mais, para não convocar 236 APROVADOS no último concurso para agente de polícia federal, como se a instituição estivesse com o seu quadro de pessoal completo, em especial de agente…É absurdo e incompreensível! O que pretendem com o sucateamento da PF??? O bem da Nação??? Vejam e entendam: http://www.aprovadospf2012.com.br/

  7. Esses governos desonestos, vão investir em capacitação e efetivo policial aonde? No Brasil? Não esqueçam que as operações da Polícia Federal contra políticos acabaram. Essa Dilma está destruindo o Brasil!!!

  8. Se fosse exclusividades da PF, que ainda recebe o melhor salário do Brasil e possui as melhores condições e estrutura de trabalho. E o melhor, não tem “balcão”, ou seja, não recebe povão, problemas de toda a ordem, não vêem sangue todo dia.

    Pergunta a um PM ou policial civil se não gostaria de ganhar mais e não precisar de enfrentar tudo isso todo dia?

    Reclamam de barriga cheia..

    1. Não sou policial. Mas ouso dizer, mesmo respeitando a opinião do colega comentarista: reclama de barriga cheia quem não exerce o direito de reivindicação, limitando-se ao comezinho “faço porque gosto”… Já tarda a efetiva PROFISSIONALIZAÇÃO das forças.

    2. Por esse raciocínio, então, pergunte a um Gari se ele não quer ser um PM ou Policial Civil e ganhar tanto quanto. PM e Políciais Civis estão reclamando de “barriga cheia” também diante de tantos trabalhadores que ganham uma miséria. È esse o raciocínio que faz o Brasil ser o que é.

    3. Reclamam de barriga cheia não!! A PM e a Polícia Civil é que lutem por melhorar suas condições de trabalho, as quais deveriam ser iguais ou, pelo menos, melhores que as de hoje em dia!!!

      1. Em SC neste semana mesmo, o subsidio dos coroneis da PMSC e delegados da PCSC foram elevados a 26 mil. O mesmo dos desembargadores do TJ.

  9. Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! O desmonte intencional das polícias, o, tornar o cidadão refém dos caprichos de criminosos, leis aprovadas pelo congresso nacional que encapsulam o cidadão aos interesses estranhos do Estado; a impossibilidade de defesa contra o crime ex: desarmamento. Observem: Os criminosos estão nas ruas, nos grandes conglomerados, especialmente, no mundo financeiro, e o cidadão atrás das GRADES de seus portões e muros. O sistema de segurança pública no BRASIL não existe. Existe o sistema de segurança pública à bandidagem dos criminosos comuns e, dos criminosos qualificados; crime do colarinho branco, crime contra as mulheres, crime contra o patrimônio público e privado, e, crimes financeiros tráfico de armas, drogas e pessoas. Insistimos que essa montagem de submissão legal e real do cidadão NÃO vai acabar BEM. Uma hora a coisa estoura! A sensação que tenho é que é intencional por parte dos governos, federal, estadual e municipal. OPINIÃO!

  10. É o sucateamento de instituições que incomodam os “alvos colarinhos” da cúpula tupiniquim — trocadilhos à parte… Neste país temos mensalão, privataria, mensalinho, iss… É o caos feudal…

  11. Isto esta ocorrendo em todo o pais. Em São Paulo, as policias civil e militar, mantem o mesmo efetivo da decada de 1980.
    Isto devemos contar o aumento da população, veiculos e criminalidade, portanto so existe crime organizado onde o estado desorganizado.

Comments are closed.