Eliana: Sartori “destravou” o TJ-SP
Frederico Vasconcelos
A ex-corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, enviou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, ao receber o Relatório de Gestão da Presidência do TJSP 2012/2013, remetido aos integrantes do Superior Tribunal de Justiça.
“A sintonia que se estabeleceu entre nós, eu Corregedora Nacional e o senhor Presidente do maior Tribunal do país, complexo, desarrumado, com gestão quase caduca, fizeram-nos salvadores de uma fatia considerável do Brasil: o Tribunal destravou sob sua regência. Este é um mérito seu e ficará na história dessa Casa”, escreveu a ministra, segundo informa a assessoria de imprensa do tribunal.
Poderia sair uma dobradinha: Eliana Calmon para o Senado e Guilherme Sartori, líder do PTB – Jovem, para Deputado Federal (http://www.paginapopular.com.br/guilherme-sartori-filho-do-presidente-do-tj-faz-diagnostico-voluntario-dos-setores-do-judiciario-da-regiao/).
Salvadores? Meu Deus… então quase duas centenas de anos do TJ/SP não representam nada? O TJ/SP surgiu há dois anos, como o Brasil – surgido com Lula… Essa é boa.
Aliás, basta ver que a imensa maioria das resoluções e recomendações do CNJ já foram implementadas no TJ/SP de há muito, servindo o Judiciário bandeirante de paradigma dos demais tribunais brasileiros. TJ/SP, TJ/RS, TJ/SC, TJ/PR, TJ/RJ: paradigmas de nossa Justiça, ainda que com muitos erros (a Justiça é obra dos homens).
Houve falhas dantescas? Óbvio. E nos últimos anos elas restaram evidenciadas.
Porém o descompasso e a arrumação, como sabemos, é da democracia. Que é própria de homens públicos, íntegros, forjados na labuta da própria instituição. Não de salvadores, que nos conduzem ora ao paraíso, ora à danação.
Nessas e outras a sra. Calmon escancara seu pensamento míope, crente de que é salvadora de alguém. Da minha alma, não!
Ivan Sartori sim, tem todos os méritos.
Mas Eliana Calmon? O que ela fez para merecer os AUTOPROCLAMADOS elogios?
Eliana Calmon costuma acertar mas, dessa vez, certamente é voto vencido.
E a tal “modernização” do TJSP … Quem viver, verá.
Porque não para Presidente da República o desembargador Ivan Sartori e como vice a Ministra Eliana Calmon. Este Brasil seria outro.
Este sr. Ivan Sartori é corporativista e chegou a fazer ameaça pública de usar o poder do Tribunal para intimidar quem criticava a corporação. Justiça?
Sou funcionária do TJSP agora com muito orgulho.
Esta corregedora Eliana e nosso Presidente Ivam Sartori, sem dúvida deram o pontapé inicial para a modernização deste Tribunal.Já era hora !!!!