Cotas raciais no Poder Judiciário
A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) promoverá debate na próxima segunda-feira (19/6) sobre a instituição de Cotas Racionais no Judiciário. O evento integra o ciclo Direitos Humanos em Debate, promovido pela associação (*).
Participam como debatedores o desembargador Rui Portanova, o juiz de Direito Ingo Wolfang Sarlet, e o juiz federal Roger Raupp Rios.
No mês em que se completam 126 anos da promulgação da Lei Áurea, a associação pretende promover uma reflexão sobre formas de eliminar práticas de racismo nos órgãos públicos.
No dia 29 de abril, a Ajuris entregou no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juntamente com entidades do Movimento Negro, uma sugestão de Projeto de Lei para que sejam reservadas vagas a pessoas negras ou pardas em percentual equivalente à população negra no Estado.
O PL proposto busca institucionalizar o que está previsto no Pacto pelo Fim do Racismo Institucional, um conjunto de compromissos assumidos pelas três instâncias de Poder (Legislativo, Executivo e Judiciário) e pelos auxiliares constitucionais da Justiça (Advocacia Pública, Ministério Público e Defensoria Pública) no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar e propor medidas para eliminar práticas de racismo institucional nas organizações públicas do Estado.
A Ajuris se define como “uma entidade que defende o princípio da isonomia e por isso empenha-se pelo fim da discriminação racial”. Segundo comunicado distribuído pela associação, “o objetivo é contribuir para o resgate de uma dívida que a sociedade tem com a população negra brasileira”.
——————————————————————————-
Serviço:
O que: Debate Cotas Raciais no Judiciário
Quando: Dia 19 de maio, às 16h
Onde: Escola da Ajuris, na rua Celeste Gobbato, nº 229, em Porto Alegre.
Evento com entrada franca.