Aposentadoria de Barbosa e leituras equivocadas
Alguns leitores consideraram “tendencioso” o título do post “Dilma aposenta Joaquim Barbosa“.
Numa leitura precipitada, viram uma tentativa subliminar de prejudicar a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.
Alegam que o correto seria “Dilma concede aposentadoria a Joaquim Barbosa”.
A leviandade de alguns comentários mais afoitos –vetados por este editor– traduz apenas patrulhamento ideológico, insinuando o uso do espaço para fins eleitorais.
O título está correto. Segundo o dicionário de Houaiss, uma das acepções de aposentar é “conceder a ou obter aposentadoria”.
O fato de que a presidente concedeu a aposentadoria está registrado no texto e documentado na portaria reproduzida no Blog.
Trata-se apenas do registro de um fato previsível. Assim como o Blog noticiou, em texto curto e em primeira mão, a alteração do regimento do STF para adaptar os procedimentos da sucessão à aposentadoria antecipada do ministro. E registrou, igualmente, o ato de Barbosa sobre quando seria realizado o processo eleitoral.
Nada impede o editor de mudar os títulos de posts, atendendo a sugestões de leitores.
Neste caso, a alteração seria duplamente indevida. Não há correção a fazer e a mudança poderia realimentar a inaceitável sugestão de que teria havido má-fé na versão publicada.