A OAB e o presidente eleito do STF
A avaliação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho, sobre as expectativas em torno da gestão do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo e no CNJ não chegou a tempo de ser incluída entre as várias opiniões colhidas pelo Blog e publicadas no post “Mundo jurídico aplaude Lewandowski” na última segunda-feira (11).
Nesta quarta-feira (13), o presidente da OAB teve a oportunidade de transmitir pessoalmente o pensamento da advocacia durante a sessão que elegeu o ministro Lewandowski e a ministra Cármen Lúcia, respectivamente, presidente e vice-presidente do STF.
A seguir, as duas manifestações.
Eis o que foi publicado no site do Supremo:
Ao se pronunciar em nome de todos os advogados brasileiros, o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, saudou a nova direção do STF e afirmou ter a certeza de que “a julgar pela competência, pela formação e pelo estilo dos novos dirigentes, teremos um diálogo de alto nível entre as instituições”. Para ele, o Estado Democrático de Direito continuará contando com a defesa da ordem constitucional, das garantias constitucionais da pessoa e da ordem democrática.
“Temos absoluta convicção de que a advocacia brasileira e a cidadania deste País terão, nas mãos de vossas excelências, a certeza e a segurança de um biênio que se assegurará como produtivo, exitoso, bem realizando a jurisdição e bem coordenando os trabalhos da Justiça brasileira, com respeito às liturgias necessárias e indispensáveis à ocupação de tão grandiosa e relevante função da República”, finalizou.
Eis a avaliação enviada ao Blog:
O ministro Ricardo Lewandowski possui um compromisso inabalável com as garantias constitucionais do cidadão, guardando sintonia com o ideário da OAB. Há um diálogo construtivo e de alto nível. Trabalharemos pela efetividade do judiciário e por uma pauta de atenção aos direitos do cidadão, olhos postos no cumprimento da Constituição.