Instituto vai combater a corrupção
Será lançado nesta quarta-feira (9), em São Paulo, o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, que pretende desenvolver pesquisas e atuar para prevenir e combater a corrupção, difundindo informações sobre o tema e ferramentas de fiscalização do poder público.
A data foi escolhida porque neste dia é comemorado o “Dia Internacional de Combate à Corrupção”, definido pela Transparência Internacional.
O Inac foi criado por um grupo de 40 profissionais de diversas áreas de atuação. O instituto é presidido pelo promotor de Justiça Roberto Livianu, tem como vice-presidente a jornalista Laura Diniz e, na diretoria executiva, a advogada Monica Rosenberg Braizat, todos com mandatos de quatro anos.
“Apesar da alta incidência, a corrupção ainda é pouco estudada no Brasil. O combate costuma ser casuístico e a prevenção, quase inexistente. O objetivo do Instituto é produzir conhecimento para mobilizar a sociedade, transformar a cultura de corrupção e contribuir para que o país enfrente esse mal de forma efetiva, com resultados concretos”, afirma Roberto Livianu.
***
Eis a relação de fundadores do “Instituto Não Aceito Corrupção”:
Antônio Aguilar Cortez – Desembargador
Augusto Diegues – Publicitário
Bruno Bertani – Designer
Claudio Abramo – Jornalista
Dalmo Dallari – Jurista
Eugenio Bucci – Professor ECA-USP
Gregório Marin Jr – Empresário
Gustavo Ungaro – Ouvidor-geral SP
José Álvaro Moyses – Cientista político – USP
Laila Shukair – Promotora de Justiça
Laura Diniz – Jornalista
Luciana Nicola – Executiva
Luiz Marrey – ex-Procurador Geral de Justiça
Marcello Lopes Guimarães – Juiz de Direito
Marco Petrelluzzi – Jurista
Maria José Fernandes – Professora Unifesp
Maria Paula Dallari Bucci – Jurista
Maria Tereza Sadek – Cientista Política – USP
Mauro Canzian – Médico HC
Modesto Carvalhosa – Jurista
Monica Rosenberg Braizat – Advogada
Paulo Galizia – Desembargador
Plinio Gentil – Procurador de Justiça
Ricardo Braga – Advogado
Rita Biason – Cientista política e Professora Unesp
Roberto Romano – Filósofo
Rodrigo Pinho – Ex-Procurador Geral de Justiça
Sueli Riviera – Procuradora de Justiça
Valderez Abbud – Procuradora de Justiça
***
RobertoLivianu é promotor de Justiça em São Paulo desde 1992. Graduado e doutor em Direito pela USP com a tese Controle Penal da Corrupção (orientado por Miguel Reale Jr.), é autor de Corrupção – incluindo a Lei Anticorrupção (2014 – Quartier Latin). Atua na Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos, especialmente na proteção do patrimônio público.
Laura Diniz é jornalista especializada na cobertura de Justiça, sócia do portal jurídico JOTA. Trabalhou na revista VEJA, no jornal O Estado de S. Paulo e na revista eletrônica Consultor Jurídico. Foi gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Monica Rosenberg Braizat é advogada formada pela USP, com mestrado em marketing no ESSEC de Paris. Viveu dez anos na França, onde foi responsável pela comunicação europeia de grandes multinacionais. É sócia do escritório Hlavnicka Advogados, especializado em investimento internacional, e integrante do Conselho Consultivo do Hospital Albert Einstein.