Pedido de prisão tem críticas até na Lava Jato
Eis algumas manifestações com críticas ao pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferecido à Justiça pelos promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo, do Ministério Público de São Paulo:
***
“Nunca vi nada igual. Todo mundo comete erros, mas não é possível tamanha inépcia e falta de técnica. O texto é imprestável a qualquer juízo.”
[Vladimir Aras, procurador da República, membro da força-tarefa da Operação Lava Jato e professor de Processo Penal, em comentário no Twitter] (*)
***
“Vejo como algo muito mais de caráter simbólico do que com embasamento processual. A prisão preventiva é uma exceção, não pode ser banalizada. E não acredito que haja necessidade, nesse momento, de que o ex-presidente seja detido. (…) O risco de fuga não existe, é uma figura pública, que é constantemente monitorada.”
[Aury Lopes Junior, professor da PUC-RS, em “O Globo”]
***
[Pedido de prisão foi] “Um dos tantos exageros de prisões preventivas que ocorrem neste momento no Brasil. Parece que as prisões preventivas são as únicas formas de se obter provas.”
[Gilson Dipp, advogado, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, na Folha]
***
“Os três promotores de São Paulo que pediram a prisão preventiva do ex-presidente Lula – ainda sujeita a decisão judicial – atravessaram o samba e conseguiram um efeito oposto ao que provavelmente imaginavam: enfraqueceram a Lava Jato e fortaleceram o discurso da vitimização de Lula.”
[Eliane Cantanhêde, colunista, “O Estado de S. Paulo”]
***
“Não há justificativa, além da evidente exploração política, para o inconsistente pedido de prisão de Lula a três dias das manifestações.”
[Bernardo Mello Franco, colunista, Folha]
***
“Tenho medo da condução passional que vem sendo dada nesse caso. E não podemos esquecer que o direito é uma ciência. Os elementos para uma prisão teriam que ser muito fortes.”
[Fernando Castelo Branco, criminalista, coordenador da pós-graduação do IDP de São Paulo]
***
“Um verdadeiro absurdo. O STF já julgou que não se pode prever que o acusado destruirá provas. É preciso mostrar que ele tomou uma atitude concreta. A conjectura é ilegal e isso foi pacificado há anos.”
[Celso Vilardi, advogado criminal]
***
“Eu acho que isso é desmoralizante para o Ministério Público porque mostra que ele não está se orientando por critério jurídico, mas político.”
[Dalmo Dallari, jurista]
***
“Estou confiando que a juíza da 4ª Vara não vai atender a esse pedido tresloucado, essa é a nossa expectativa.”
[Rui Falcão, presidente nacional do PT]
***
“Não é uma conduta usual fazer denúncia e pedir prisão do investigado. Não é porque temos divergências políticas que vou querer para ele [Lula] algo diferente do que quero para qualquer cidadão.”
[Carlos Sampaio, vice-presidente nacional do PSDB]
***
“Não há uma evidente urgência nessa prisão. E estamos num cenário extremamente delicado, às vésperas de manifestações, onde a detenção do ex-presidente pode ser mais ameaçadora da ordem do que a sua liberdade.”
[Taiguara Souza, prefessor de Direito da UFF e Ibmec-RJ, em “O Globo”]
——————————————————————–
(*) O procurador da República Vladimir Aras informa que não participa formalmente da força-tarefa da Operação Lava Jato. Atua como secretário de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal e emitiu opinião como professor de Processo Penal.
——————————————————————–