Tribunal militar contrata palestra sobre “Rock in Rio”
O Superior Tribunal Militar contratou uma empresa de treinamento para proferir, em novembro, palestra para 60 servidores sobre o tema “Rock in Rio Business Model: o caso de sucesso de quem empreende sonhos“.
No último dia 26, a mesma empresa –ENE Treinamentos, Cursos e Eventos Ltda.– promoveu no STM a primeira fase do programa, que inclui também os seguintes painéis: “Liderando um time de talentos – do caos ao sucesso“; “Gestor Coach: Uma necessidade em momentos de crise” e “Mudança e Liderança para diferentes gerações“.
Para os dois eventos, a empresa foi contratada, com inexigibilidade de licitação, pelo valor de R$ 13.200,00.
A assessoria de Comunicação do STM prestou os esclarecimentos a seguir:
Há décadas a Administração Pública vem se modernizando e apropriando conceitos, metodologias, ferramentas e práticas utilizadas na iniciativa privada, com as devidas adaptações para a realidade do setor público.
Nesse sentido, o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já vem assimilando essa nova tendência, a exemplo do Acórdão do TCU nº 3023/2013, que utiliza termos como alinhamento estratégico, cultura orientada para resultados e gestão de talentos.
Tais realidades são objeto dos treinamentos acima citados já foram incorporados inclusive ao texto da Resolução CNJ 192/2014, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário.
Portanto, o Estado tem percebido a importância de capacitar os servidores para as mudanças culturais e comportamentais tão necessárias à promoção de um Estado que necessita evoluir de um modelo rígido, focado nos processos, para um modelo flexível, baseado na confiança, na delegação de poderes e responsabilidades e focado na geração de valor para o cidadão.
Sobre um dos quatro painéis da capacitação, o “Rock in Rio Business Model: o caso de sucesso de quem empreende sonhos”, trata-se de um modelo de negócios de eficiência e eficácia na gestão, e capaz de agregar valor a um produto ou serviço. Vale salientar que o evento é ideia de um brasileiro, que investiu em um projeto visionário e conseguiu êxito num momento aparentemente nada favorável: o ano era 1985, quando o país inaugurava o seu processo de reabertura política.
É possível estabelecer analogias entre o evento internacional e a realidade pública, por exemplo, no que diz respeito aos usuários de nossos serviços, ao serem considerados nossos clientes: o cliente-cidadão, o cliente-advogado, o cliente-jurisdicionado, o cliente-público interno e toda nossa cadeia de valor. Cabe ao servidor público em uma palestra como essa conhecer as boas práticas de gestão e adaptar para a sua realidade, gerando resultados para o serviço público.
Essa e as demais palestras também vão ao encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças e do Projeto de Gestão de Pessoas por Competências, ambos desenvolvidos na Justiça Militar da União nos últimos anos.
É oportuno informar que dezenas de outros servidores públicos de diversos órgãos federais, principalmente de controle e fiscalização, também participaram dessa atividade de capacitação, que envolve, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, também inúmeras organizações da iniciativa privada focadas em gestão por resultados.