Questão carcerária: governador gaúcho recebe fórum um ano depois do pedido de audiência
A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) divulga a informação de que o governador José Ivo Sartori (PMDB), do Rio Grande do Sul, recebe nesta segunda-feira (13) os integrantes do Fórum da Questão Penitenciária para debater “o caos carcerário, simbolizado principalmente pela Cadeia Pública de Porto Alegre (ex-Presídio Central)”. (*)
Segundo a Ajuris, “a audiência, a partir das 9h30 na Secretaria da Segurança Pública, ocorre exatamente um ano depois da solicitação original pela entidade, em fevereiro de 2016”.
O evento não foi divulgado no site do governo do Estado, que apenas anuncia para as 10h de hoje o ato de entrega de 29 viaturas para substituir a frota atual do Instituto-Geral de Perícias.
“Insistimos para esse encontro acontecer, porque entendemos que a questão prisional deve ter uma política clara estabelecida e liderada pelo chefe do Executivo, especialmente porque ela afeta decisivamente a segurança pública”, diz o presidente da Ajuris, Gilberto Schäfer.
O dirigente defende a implantação de um programa estadual penitenciário.
No entendimento de Schäfer e do Fórum da Questão Penitenciária, o governador tem de assumir a liderança desse programa, que envolveria várias secretarias e áreas do Executivo, como Segurança, Saúde, Trabalho Educação, Assistência Social.
O objetivo é melhorar as condições do cumprimento da pena e alcançar a ressocialização dos apenados, evitando a reincidência criminal.
O Blog solicitou informações à Assessoria de Comunicação do governo gaúcho.
————————————————
(*) Quem integra o Fórum da Questão Penitenciária:
***