Juízes de lavagem discutem fim do foro especial

Frederico Vasconcelos

Juízes especializados em julgar crimes de lavagem de dinheiro devem participar de reunião fechada nesta quinta-feira (19), em Campo Grande (MS), para avaliar os desafios a serem enfrentados pelas varas na primeira instância com o eventual fim do chamado foro privilegiado.

A conferir.

O encontro reservado deverá ser realizado na parte da manhã, e preceder um seminário aberto ao público, hoje e amanhã, sobre “Crimes de Fronteira e o Combate à Lavagem de Dinheiro”, promovido pela Corregedoria da Justiça Federal [veja programação do seminário no post a seguir].

A ideia é discutir o impacto que a descida desses processos pode causar nas varas que cuidam de investigações sobre lavagem de dinheiro.

Há o receio de uma cobrança da sociedade se não houver uma resposta eficiente, pois há varas sem estrutura para dar conta do acúmulo de processos.

Teme-se que uma sobrecarga venha a frustrar a ideia, alimentada pela eficiência da Lava Jato, de que a primeira instância não reproduziria a morosidade dos tribunais superiores.