Tribunal compra veículos esportivos

Reprodução
Frederico Vasconcelos

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (Sindjud-Pe) publicou nota manifestando “indignação com a nova aquisição de 50 veículos de passeio tipo Honda para uso oficial dos desembargadores”.

No último dia 3, o tribunal divulgou decisão do presidente da corte, desembargador Adalberto Oliveira de Melo, que considerou “ser mais econômico e funcional para este tribunal adquirir veíulos da marca Honda – modelo HR-V, pois os resultados comparativos apontaram que haverá singular benefício com a padronização e que os mesmos evidenciam-se na absoluta e satisfatória persecução do interesse público”.

Trata-se de modelo SUV (veículo utilitário esportivo).

O sindicato divulgou nota informando que, “na última segunda–feira (16) os servidores tiverem conhecimento oficial da licitação que estabelece a compra de cinquenta veículos de passeio tipo SUV, marca Honda HR – VLXMT para compor a frota de veículos oficiais institucionais do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. O valor estimado anual: R$ 3.903.052 (três milhões, novecentos e três mil, e cinquenta e dois reais)”.

Ainda segundo a mesma nota, o sindicato afirma que “tal aquisição é inaceitável porque estes veículos não são instrumentos de trabalho dos desembargadores, servindo em sua maioria para o cumprimento do trajeto casa–trabalho. Renovar toda uma frota numa conjuntura de crise econômica afronta o princípio da eficiência dentro da administração pública que busca utilizar da melhor forma o dinheiro público, como também o princípio da moralidade”.

O sindicato informa ainda que vêm tentando negociações com o tribunal para obter reposição constitucional das perdas inflacionárias dos servidores e outras demandas, como: “defasagem salarial de 29%, auxílio-saúde para os aposentados, falta de política de segurança nos fóruns do interior, viabilização do pagamento da URV não cumprida (Acordo em 2017), troca de equipamentos sucateados, fóruns do interior sem reformas e manutenções, entre outras”.

Há quinze dias, o Blog enviou a seguinte consulta ao TJ-PE, por intermédio da assessoria de imprensa, mensagem ainda não respondida:

“Solicito a gentileza de enviar informações sobre a aquisição de veículos marca Honda, modelo HR-V, especificando número de veículos, valores envolvidos, motivos que justifiquem a aquisição e quais serão os usuários dessa nova frota”.