TRF-4 cede sistema de informações ao Conselho da Justiça Federal

Frederico Vasconcelos

O Conselho da Justiça Federal vai implantar Sistema Eletrônico de Informações (SEI) cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), por meio de acordo de cooperação.

Trata-se de ferramenta de gestão de arquivos e documentos criada pelo TRF-4 e adotada em vários tribunais.

A partir de janeiro, o cadastro e a tramitação de documentos e procedimentos do conselho serão realizados exclusivamente nesse sistema.

Segundo informativo do TRF-4, o sistema eletrônico elimina a tramitação de procedimentos em meio físico, promove a celeridade dos processos de trabalho, valoriza a coerência das decisões administrativas e favorece a gestão dos recursos humanos.

Atualmente, todo e qualquer procedimento/processo de trabalho na área administrativa do TRF-4 é virtual, sem a necessidade da utilização de papel. A distância geográfica que separa a Justiça Federal da 4ª Região –com jurisdição nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina– é vencida com a utilização de um mesmo portal de gestão do conhecimento, informa o tribunal.

A portaria do Conselho da Justiça Federal é assinada pelos ministros João Otávio de Noronha, presidente do CJF, e Maria Thereza de Assis Moura, corregedora-geral da Justiça Federal.