Mudanças na Polícia Federal do Paraná

O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, nomeou o delegado PF Sergio Eduardo Busato para o cargo de Delegado Regional Executivo da Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Ele vai substituir o delegado PF Roberval Re Vicalvi.

Valeixo foi superintendente da Polícia Federal no Paraná.

Eduardo Busato foi delegado da PF no Rio Grande do Sul, tendo sido responsável pela Operação Étimo, considerada uma reprodução gaúcha da Lava Jato. A investigação apurou as suspeitas de desvio e lavagem de dinheiro em obras rodoviárias.

Em agosto de 2017, segundo o jornal Valor, ele afirmou sobre a operação: “Hoje temos uma Lava Jato forte no Rio de Janeiro, uma Lava Jato forte em Brasília, temos um grupo trabalhando no Paraná e agora estamos dando o primeiro passo no Rio Grande do Sul”.

Em março de 2018, Busato foi nomeado Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Em abril de 2018, quando Lula foi preso, Valeixo teve uma conversa protocolar com o ex-presidente sobre segurança e regras da prisão na superintendência da PF.

Segundo revelou a jornalista Bela Megale, de O Globo, numa noite de junho de 2018 Valeixo conversou por mais de duas horas com Lula, acompanhado de Vicalvi, então o número dois na hierarquia da superintendência do Paraná.

Vicalvi também foi citado no episódio da liminar concedida pelo juiz federal Rogério Favreto, do TRF-4, durante plantão em julho do ano passado, numa tentativa de advogados do PT de obter a liberação imediata do ex-presidente.

Na ocasião, Vicalvi teria ouvido ordens de Favreto (aos gritos, segundo a imprensa) para soltar Lula.

Em seguida, teria recebido orientação do então juiz Sergio Moro, para aguardar a decisão do relator da Lava Jato no TRF-4, juiz federal João Pedro Gebran Neto.

O tribunal regional manteve a prisão do ex-presidente.