Seminário sobre fake news e eleições

TSE/Reprodução
Frederico Vasconcelos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará nos dias 16 e 17 de maio, com apoio da União Europeia, o Seminário Internacional Fake News e Eleições, em Brasília.

O objetivo é debater as implicações das notícias falsas, seus efeitos no processo eleitoral e formas de impedir ou minimizar a divulgação de fake news nas eleições municipais de 2020.

Em 24 horas, foram preenchidas todas as 300 vagas do auditório principal do TSE.

Como o tribunal continua a receber pedidos de inscrições, os organizadores decidiram abrir outro auditório, com capacidade para 132 pessoas, que assistirão a transmissão do evento por meio de telão.

Já está em estudo o uso de um terceiro auditório, onde até 72 pessoas também poderão acompanhar o seminário por um telão.

O seminário será aberto pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.

Estarão na mesa de abertura a chefe-adjunta da Delegação da União Europeia no Brasil, ministra Claudia Gintersdorfer, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

O secretário-geral da Federação Europeia de Jornalismo (EFJ), Ricardo Gutiérrez, fará a palestra magna.

Participarão do evento dirigentes do Facebook, Google, Twitter e WhatsApp; especialistas do Departamento Federal de Investigação dos EUA (FBI), da Polícia Federal e do Poder Judiciário, além de representantes da imprensa, de universidades e de institutos de checagem nacionais e internacionais.

Veja a programação completa:

http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Abril/seminario-internacional-fake-news-e-eleicoes-contara-com-a-participacao-de-especialistas-internacionais