Antes que a queimada chegue aos livros
Liminar concedida pelo desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, impede a prefeitura do Rio de Janeiro de apreender livros e cassar o alvará da Bienal do Livro, informa Bruno Molinero, na Folha.
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, publicou em suas redes sociais que mandou recolher exemplares da HQ “Vingadores – A Cruzada das Crianças”, que mostra um beijo gay de dois personagens.
O prefeito entende que a obra pode ser considerada pornografia e que atentaria contra o Estatuto da Criança e do Adolescente”.[veja aqui]
“É preciso apurar com rigor as responsabilidades neste caso, pois estamos diante de um passo significativo na crescente escalada de intervenções de instituições de Estado no campo da produção cultural”, afirma o advogado e professor de Direito da USP Renan Quinalha, em artigo na Folha neste sábado (7). [veja aqui]
“As cruzadas morais contra a liberdade de expressão artística não começaram agora. Nos últimos dois anos, mostras de artes visuais, performances e peças de teatro vêm sendo atacadas em diversos locais do país. Editais sobre a temática da diversidade sexual e de gênero estão sendo suspensos. É preciso pôr um ponto final nessa história de censuras antes que seja tarde”, diz Quinalha, ativista de direitos humanos e colunista da Revista CULT.