Bolsonaro é incapaz de gerir o país na pandemia, diz associação de juízes

A Associação Juízes para a Democracia (AJD) divulgou nota pública em que exorta as instituições a reconduzirem o país à normalidade democrática, “antes que seja tarde”.

A entidade repudiou as declarações do presidente Jair Bolsonaro feitas durante manifestação de apoiadores de uma intervenção militar, neste domingo (19), em Brasília.

“Acabou a época da patifaria”, “agora é o povo no poder”, não queremos negociar nada”, afirmou o presidente, diante do quartel-general do Exército.

Para a AJD, a população precisa de um dirigente “que reconheça e enfrente a gravidade da Covid-19”.

O presidente tossiu e levou a mão à boca ao final do discurso, relatam Ricardo Della Coletta e Renato Onofre, em reportagem na Folha.

***

Eis a íntegra da Nota Pública:

 

É hora de reconduzir o Brasil à normalidade democrática! Antes que seja tarde

A Associação Juízes para a Democracia (AJD) repudia as manifestações de hoje em favor do AI-5 e contra as instituições democráticas, das quais o presidente da República participou, revelando uma vez mais sua incapacidade para gerir o país em um período de pandemia.

É inaceitável que o chefe de Estado estimule aglomerações quando isso representa evidente potencialização do risco de vida para todas as pessoas.

Nossa população precisa de proteção social, de isolamento físico e de um dirigente que reconheça e enfrente a gravidade da Covid-19.

A AJD exorta uma vez mais as instituições republicanas a assumirem a responsabilidade histórica de reconduzir o Brasil à normalidade democrática, antes que seja tarde demais.

AJD – ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA