Justiça distribui medalhas na pandemia
A pandemia não interrompeu a tradicional fogueira de vaidades no Judiciário mineiro, que promoverá mais uma solenidade de entrega de medalhas e comendas, apesar de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter determinado o trabalho remoto nos tribunais, diante do isolamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Justiça Federal em Minas Gerais vai distribuir a 17 pessoas, na próxima segunda-feira (11), a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário Milton Campos, a Medalha Justiça Século XXI, além de placas de homenagem.
Serão agraciados magistrados –desembargadores e juízes–, membros do Legislativo, do Ministério Público e da Advocacia, além de servidores do Judiciário [veja a relação abaixo].
Entre os homenageados estão o ex-presidente do TRF-1, Carlos Eduardo Moreira Alves, o desembargador José Afrânio Vilela, do TJ-MG, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) e o deputado federal Fábio Ramalho (MDB).
O evento é organizado pelo diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal André Prado de Vasconcelos.
Segundo a assessoria de comunicação da Justiça, que informou os procedimentos a serem adotados [veja a seguir], o custo das máscaras e álcool gel será assumido pessoalmente pelo diretor do foro.
Será permitida a participação de modo virtual.
Em janeiro de 2008, o editor deste Blog publicou reportagem na Folha sob o título “Medalhas alimentam fogueira das vaidades e esvaziam cofres“.
A reportagem revela que a Justiça Federal de Minas Gerais já chegou a conceder medalha a um doleiro. Um ex-juiz federal de Minas Gerais, criador de uma comenda, ficou conhecido como “Zé das Medalhas”, personagem da novela “Roque Santeiro”, de Dias Gomes.
Como será a cerimônia
As seguintes informações sobre o evento foram prestadas pela Seção de Comunicação Social da Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais.
- O uso de máscaras de proteção será obrigatório na entrada e durante todo o evento. Haverá fornecimento na entrada para o agraciado que não a estiver portando.
- Segundo a legislação municipal, é obrigatório o uso de máscara para sair à rua.
- Tais máscaras, assim como os recipientes com álcool gel que serão disponibilizados no evento serão custeados pelo Diretor do Foro com recursos próprios. Não haverá uso de dinheiro público.
- A entrega ocorrerá em local com cerca de 300 metros quadrados de área. Está prevista a presença de 12 pessoas: 7 agraciados, 4 servidores e o Diretor do Foro.
- Não haverá aposição da homenagem no agraciado presente, que a receberá em uma caixa.
- As cadeiras que serão fornecidas para os agraciados guardam entre si uma distância de dois metros, sendo certo que a única manifestação prevista é a do Diretor do Foro.
- A solenidade, para a qual os agraciados já haviam sido contatados, deveria ter sido realizada no dia 27 de março. Foi adiada na ocasião em virtude das medidas de prevenção do contágio pelo novo Coronavírus – Covid-19, preconizadas pela Resolução CNJ 313, de 19 de março de 2020.
Lista dos agraciados:
- Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário Milton Campos
Desembargador Federal Carlos Eduardo Moreira Alves
Juíza Federal Simone dos Santos Lemos Fernandes
Juiz Federal Evaldo de Oliveira Fernandes, filho
Juiz Federal Reginaldo Márcio Pereira
Senador Rodrigo Pacheco
Deputado Federal Fábio Ramalho
- Medalha Justiça Século XXI:
Juiz Federal Rodrigo Navarro de Oliveira
Procurador de Justiça Jarbas Soares Júnior
Desembargador do TJMG José Afrânio Vilela
Presidente da Associação Mineira do Ministério Público Enéias Xavier Gomes
Presidente do IAMG Felipe Martins Pinto
Diretora da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária de Minas Gerais Flávia Maria Novais Guedes
- Placas de Homenagem:
Desembargadora Federal Maria do Carmo Cardoso
Desembargadora Federal Mônica Jacqueline Sifuentes
Juiz Federal Murilo Fernandes de Almeida
Juiz Federal Ivanir César Ireno Júnior
Diretora-Geral Executiva de Administração e de Gestão de Pessoas do Conselho da Justiça Federal Eloísa Cruz Moreira de Carvalho