Blog atinge 13 anos e homenageia leitor

Este blog completa 13 anos de publicação ininterrupta, neste sábado (31).  A página foi ao ar pela primeira vez em 31 de outubro de 2007, com o nome de Blog do Fred.

O blog foi criado para estimular o diálogo entre operadores do direito e abrir espaço para manifestações da magistratura, numa época em que a imprensa e o Judiciário eram instituições que mal se conheciam.

O site inovou ao fazer uma cobertura permanente do Judiciário como instituição. Como definíamos em 2007, o desafio maior era tratar das questões internas, “uma área ainda tão fechada que o cidadão comum talvez não perceba que se trata de coisa pública”.

A ideia foi estender à blogosfera as mesmas práticas adotadas no jornal impresso: a busca da informação relevante, exclusiva, com exatidão, pluralismo e respeito ao contraditório.

Os resultados obtidos são fruto da credibilidade das fontes e da crítica dos leitores.

Em 2008, fiz uma avaliação do primeiro ano do blog em um podcast. Ouça:

Para rememorar os fatos, publicamos a seguir a opinião de 12 leitores, dentre dezenas de avaliações colhidas pelo blog em 2008. A seleção dos comentários foi feita pelo jornalista Daniel Roncaglia, do Conjur, em reportagem publicada naquela revista jurídica.

***

Leia a manifestação dos leitores em 2008:

“Penso que seu blog já se firmou no meio jurídico como veículo de informação honesto e imparcial. Não há dúvida que é fonte atualizada de notícias do mundo jurídico. O grande valor do blog é o extremo e responsável cuidado com a pessoa do outro. Os seus leitores e comentadores, ainda que às vezes contundentes, não descem o nível do respeito recíproco. Isso é muito bom porque só enriquece o debate”. (Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda — Desembargador)

“O Blog é instrumento de imprensa livre e desassombrada. Imperioso que repórteres destemidos e experientes acompanhem de perto questões relativas à Justiça, neste país onde ainda é uma quimera sua realização. O contraditório mantido a todos nele citados e o debate aberto, sem censuras ou receio de melindres faz do teu Blog um veículo importante, não só de informações, mas de ideias, sendo, destarte, instrumento de reflexão e de autocrítica a todos nós, operadores do direito. Belo trabalho, continue firme e intimorato”. (Davy Lincoln Rocha — Procurador da República).

“Tenho sido um ’visitante’ frequente do seu ‘blog’, porque nele consigo saciar parte da minha imensa e permanente curiosidade sobre as questões, atuais e maiores, do Direito Brasileiro”. (Manuel Alceu Affonso Ferreira — Advogado)

“Considero o blog de Frederico Vasconcelos o melhor blog jurídico do Brasil. Frederico Vasconcelos é um dos melhores repórteres brasileiros, caracterizado por honradez, seriedade e dedicação extrema ao seu trabalho. Parabéns”. (Régis Rodrigues Bonvicino – Juiz de Direito)

“O Blog é técnica e eticamente, excelente. Intensamente citado pelos membros do Ministério Público Federal”. (Celso Antônio Três — Procurador da República)

O Blog é de interesse não só jurídico, mas de relevo nacional e se coaduna com a velocidade de processamento de informações em um mundo ávido por dados atuais e de confiança”. (Rodrigo Carneiro Gomes — Delegado da Polícia Federal)

“Seu blog, que está aniversariando, é, sem dúvida alguma, excelente, traz notícias polêmicas, palpitantes, matéria do momento e que nos incitam a lê-lo com sofreguidão, provocando, no ‘Juízo do Leitor’, bons comentários“. (Fernando Tourinho Neto – Desembargador) (*)

O seu blog converteu-se, no curto espaço deste primeiro ano de vida, em importante fonte de informações e críticas. Parabéns”. (Tales Castelo Branco – Advogado)

“O blog é excelente e tem a grande virtude de jogar luz sobre os assuntos da Justiça, cujos temas são de difícil compreensão para quem não é da área. O blog é instrumento de transparência e pratica linguagem simples, de fácil acesso a todos“. (Roberto Livianu — Promotor de Justiça presidente do MPD – Movimento do Ministério Público Democrático).

“Gosto muito do blog, contém notícias atuais sobre o Direito e permite, com certa dinâmica, reflexão ponderada sobre elas. Além disso, as notícias são veiculadas em linguagem predominantemente jornalística, sem o pedantismo que ocasionalmente contamina o discurso jurídico. Dessa forma, permite que mesmo o leitor leigo compreenda e participe do debate sobre questões jurídicas atuais“. (Sergio Fernando Moro — Juiz Federal)

“O blog é excelente. Em minha opinião, é o melhor blog de notícias jurídicas. Como já enfatizado, é imparcial e sempre traz mais de uma versão dos fatos, dá a palavra aos envolvidos em notícias e traz amplas coberturas”. (Marcelo Bertasso — Juiz de Direito)

O Blog é excelente. Jornalismo maduro, sério, informativo e sem ‘julgar’, apenas informando e justificando, quando necessário, a posição adotada”. (Antonio Sbano — Juiz aposentado)

 

(*) O magistrado referia-se à seção semanal “Juízo do Leitor”.