General especialista em segurança e defesa vai assessorar Pazuello na Saúde
O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, nomeou Ridauto Lucio Fernandes, general da reserva do Exército, para exercer o cargo de assessor do Departamento de Logística em Saúde, órgão da Secretaria Executiva da pasta.
O oficial da reserva é diretor de Segurança e Defesa do Instituto Sagres e sócio fundador do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça (iBrasjus).
É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1987). Especialista em Operações de Forças Especiais (1989). Mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2002). Especialista em Relações Internacionais pela Sociedad de Estudios Internacionales (Madri, Espanha, 2007). MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2013).
Ridauto Lucio Fernandes comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Rio Grande do Norte. Comandou a Operação de Garantia da Lei e da Ordem naquele estado em janeiro de 2018.
Em abril de 2020, a brigada de infantaria realizou ações no combate à COVID-19, desencadeadas pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba. O comando foi ativado pelo Ministério da Defesa, com emprego de tropas da Marinha, Exército e Força Aérea.
Deu apoio ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN) com a participação de militares nas confecção de máscaras de proteção em acrílico, plástico e alumínio.
Militares foram capacitados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), para executar ações de prevenção ao coronavírus. O primeiro emprego desse efetivo foi a descontaminação do Porto de Natal.
O Instituto Sagres –do qual o oficial reformado é diretor de Segurança e Defesa– foi criado em 2004, reunindo profissionais com formação acadêmica e experiência, com o objetivo de aplicar práticas de planejamento e gestão em órgãos públicos e privados. Está qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
O Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça (iBrasjus) –do qual o oficial reformado é sócio-fundador– se apresenta como uma associação apartidária, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de âmbito nacional.
O iBrasjus iniciou suas atividades em 2019, com o evento “iBrasjus Fórum 2019: Estado e Sociedade Construindo Soluções para Prevenir e Reduzir as Violências e Fortalecer a Segurança.”
Segundo a instituição, o encontro teve a finalidade de “fomentar o diálogo e o debate sobre questões que vêm afetando a qualidade de vida da população, produzindo violência, ameaça, medo e insegurança, além de comprometer o processo de desenvolvimento econômico, social e civilizatório da nação brasileira”.