Juízes promovem jantar em Minas para comemorar a criação do novo tribunal
A pandemia não impediu a Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) de promover, nesta quinta-feira (18), um jantar para comemorar a aprovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, que terá sede em Belo Horizonte.
O evento será no restaurante “O Conde”, em BH, onde foram feitas reservas para 100 pessoas. O convite prevê que “serão respeitados os protocolos de segurança sanitária”.
A Ajufemg é presidida pelo juiz federal Mário de Paula Franco Júnior.
A criação do novo tribunal federal motivou comemorações e homenagens antes, durante e depois da aprovação do controvertido projeto.
No dia 20 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o TRF-6, a partir do desmembramento do TRF da 1ª Região, que tem sede em Brasília.
Em maio de 2020, o então diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, André Prado de Vasconcelos, organizou cerimônia para distribuir medalhas e comendas a personalidades que auxiliaram a Justiça Federal em Minas.
Entre os homenageados estavam o senador Rodrigo Pacheco (DEM), atual presidente do Senado, e o deputado federal Fábio Ramalho (MDB). Pacheco trabalhou pela aprovação do novo TRF, tendo defendido o projeto de criação em plenário. Ramalho foi o relator do projeto na Câmara Federal.
Também foi homenageado naquela ocasião o então presidente da Ajufemg, juiz federal Ivanir César Ireno Júnior, outro entusiasta da criação do TRF-6.
Em setembro último, o ministro João Otávio de Noronha, do STJ, autor do projeto do TRF-6, recebeu em jantar na sua casa, em Brasília, os senadores Rodrigo Pacheco e Antônio Anastasia (PSDB-MG), para comemorar a aprovação do novo tribunal.
Noronha se empenhou pela aprovação do TRF-6 durante sua gestão na presidência do STJ (2018-2020). Anastasia foi o relator do projeto de lei aprovado em votação simbólica no dia 22 de setembro.
O Blog não conseguiu ouvir o presidente da Ajufemg.