Mensalões e ordens de grandeza

De Eugênio Bucci, jornalista e professor da ESPM e da ECA-USP, em artigo sob o título “Razões irracionais”, publicado na revista “Época”:

O DEM e o PSDB incorrem em suas próprias razões irracionais quando se agarram às tenebrosas denúncias de Marcos Valério para propor novos inquéritos contra outros pretensos integrantes do mensalão. Claro que a oposição tem o direito de sugerir o que quiser, mas se é para levar a sério as alegações da defesa de Marcos Valério, deveria olhar também para o mensalão mineiro, vulgo mensalão tucano, já que o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, declarou na semana passada que o Ministério Público Federal tratou com muito menos rigor o escândalo mineiro. Se achassem de verdade que a defesa de Valério merece crédito, DEM e PSDB defenderiam a apuração integral e imediata do mensalão tucano. Francamente, você acha que a oposição no Brasil teria grandeza para isso?

Comentários

  1. Só que o PT não pode pretender justificar o seu mensalão por ter sido flagrado antes do esquema inaugurado e desenvolvido em Minas, pelo candidato do PSDB.

    Por outro lado, quem detinha o monopólio da ética e da moralidade na política era o PT. Por tal razão o mensalão do PT escandalizou a tantos.

  2. Esta versão de pagamento regular, mmensal a deputados não encontra respaldo nos fatos. Não há provas documentais ou periciais.

    Ambos os mensalôes foram, aí sim, crimes de caixa dois.

  3. Ele tem razão. Se o STF não fizer o mesmo com a Ação Penal 536, vai pegar muito mal. Tem de aplicar a mesma jurisprudência e os critérios e ênfases nos discursos, nas frases de efeito, nas demonstrações de indignação. Tem de ser tudo igual. Senão, vai parecer que teve algo de errado, de diferene, de… excepcional no julgamento da AP 470.

    1. Tudo dependerá dos autos e da denúncia. Se forem rigorosos como o Gurgel, não sobrará situação e nem oposição nesse país. E creio que isso seja bom.

  4. Olha, espero que a oposição e o governo tenham a hombridade de levar a sério as investigações sobre o mensalão e que haja punições para todos que estejam envolvidos, em qualquer época, para que o Brasil seja lavado da corrupção fisiológica e histórica que possui.

Comments are closed.